Nacional

A aposta no turismo da Igreja em Portugal

Octávio Carmo
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No Dia Mundial do Turismo, que hoje se assinala, importa lembrar quais são as apostas da Igreja Católica em Portugal, de modo a que a Igreja e o mundo do Turismo não andem desencontrados. Em recente entrevista à Agência ECCLESIA, D. Januário Torgal Ferreira, presidente da Comissão Episcopal de Migrações e Turismo, revelava a intenção de promover uma aposta em pessoal qualificado e de criar um Departamento Nacional para esta área. “Do meu ponto de vista, é preciso criar coisas novas, no acolhimento a turistas dentro do próprio espaço diocesano. Não se trata de ir lá fora, ver santuários, mas de ter contactos com os turistas que nos visitam, cá dentro. Neste cruzamento de várias linhas é que eu acho que a Igreja se deveria posicionar, mas faltam-nos pessoas para constituir esse departamentoâ€, referiu o prelado. Ambas as preocupações estão patentes nas respostas ao um Inquérito Nacional sobre a situação da Pastoral do Turismo a que a Comissão Episcopal de Migrações e Turismo decidiu proceder. A iniciativa, levada a cabo antes do VI Congresso Mundial da Pastoral do Turismo, convocado pelo Conselho Pontifício para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes, recebeu 10 respostas: Angra do Heroísmo, Braga, Bragança - Miranda, Évora, Guarda, Lamego, Portalegre-Castelo Branco, Setúbal, Viana do Castelo e Viseu. A maioria são dioceses do interior e das ilhas. Uma das principais conclusões deste inquérito é a necessidade de elaborar um Plano Pastoral Nacional, pedindo-se para tal “a convocação de um Encontro Nacional para realizar um cuidadoso levantamento das necessidades, dos meios ao dispor e das oportunidades de Evangelização e colaboração com a Sociedade Civil e Empresarial†As dioceses assumem, ainda, a necessidade de “apostar prioritariamente na Formação de Agentes Pastorais e de Técnicos Operadores Turísticos, cristãos e não só, através de Cursos Práticos oferecidos pela própria Igrejaâ€, tomando como exemplo o Curso pela Internet “Turismo e Património Religioso†da Faculdade de Teologia e Instituto do Ensino e Formação á Distância que é promovido pela Universidade Católica Portuguesa. Os responsáveis diocesanos reconhecem que há no País um grande espólio de bens culturais e artísticos (ex. Arte Sacra) que são um pólo de atracção, assumindo que a Igreja “é co-responsável por estes tesouros e deve dá-los a conhecer ao públicoâ€. Como projectos de futuro, as respostas destacam a urgência de fornecer informações e produzir partes da Liturgia em diversas línguas, bem como a edição de folhetos sobre a cidade: serviços, igrejas e locais de interesse prático e artístico. Entre outras soluções estão ainda parcerias com municípios, museus, agências de viagens e a industria hoteleira. D. Januário Torgal Ferreira lembrava que a experiência do Euro-2004 foi muito importante, como exemplo para o futuro, “porque as dioceses que receberam os adeptos organizaram-se, publicaram desdobráveis em várias línguas, chamaram voluntários para que as igrejas estivessem abertas e os visitantes fossem acolhidosâ€.


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