“Cuidar bem, cuidar sempre – a hospitalidade no novo século” é o tema do IV Colóquio Internacional de Psiquiatria de Braga, uma iniciativa da Casa de Saúde do Bom Jesus que se realiza nos dias 15 e 16 de Fevereiro.
O evento, inserido nas comemorações dos 75 anos da instituição, tem lugar na Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Minho e conta a intervenção de mais de uma dezena de investigadores e médicos especialistas em Psiquiatria nacionais e estrangeiros.
Actualização em Psicopatologia, história e evolução do conceito de asilo, envelhecimento normal e patológico, tratamentos somáticos em Psiquiatria, investigação básica em Psiquiatria, história da assistência psiquiátrica são as principais matérias a abordar nos workshops, mesas redondas e conferências. No final, será apresentado o projecto da nova unidade assistencial do Bom Jesus.
O colóquio tem como objectivos melhorar a qualidade assistencial, traçar linhas de investigação competitivas, aumentar o nível de prestígio científico dos investigadores daquele centro, fomentar o intercâmbio científico, assim como a divulgação de boas práticas em saúde mental.
Aprofundar o conhecimento e aplicação de aspectos metodológicos e éticos da investigação, desenvolver parcerias com instituições de ensino na vertente da investigação e partilha de conhecimentos são outros dos propósitos apontados pela direcção da Casa de Saúde do Bom Jesus, presidida pelo médico Pedro Meneses.
Constituem a comissão organizadora deste colóquio António Pacheco Palha, a irmã Graça Neves, Paula Palmeira, Antónia Garcia, Joana Palha e Patrícia Godinho.
A Casa de Saúde do Bom Jesus foi fundada em 30 de Setembro de 1932. É um dos 13 centros da província portuguesa das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, uma instituição particular de solidariedade social.
Dedica-se, desde o início, ao tratamento de doentes com perturbação mental com uma «permanente actualização técnica e abertura às novas necessidades sociais e humanas».