Responsáveis esperam uma enchente no último fim-de-semana do projecto. Pedro Santana Lopes será o último copista do projecto «A Bíblia Manuscrita»
O projecto “A Bíblia Manuscrita” prepara-se para entrar no seu último fim-de-semana. De 20 a 21 de Novembro os portugueses terão a última oportunidade de transcrever, pela própria mão, o texto mais lido, publicado e divulgado da história, à moda dos copistas medievais.
Neste momento os portugueses já transcreveram praticamente duas Bíblias completas, pelo que não é de todo impensável que se complete uma terceira.
Os membros das equipas coordenadoras locais contactados pela Agência ECCLESIA revelaram estar à espera de uma “enchente”, vincando que a iniciativa tem vindo a crescer e a chamar cada vez mais pessoas. O melhor a fazer é optar por ir cedo e, de preferência, no sábado.
Pedro Santana Lopes será o último copista do projecto “A Bíblia Manuscrita”, na sessão solene de encerramento na Alfândega do Porto. Além do primeiro-ministro, estarão presentes o ministro da Justiça, José Pedro Aguiar-Branco, e vários elementos da comissão de honra do projecto. A cerimónia começará pelas 18h30 e será abrilhantada pela actuação de dois Coros.
Na Gala de Abertura nacional, em Lisboa, tinha sido o Presidente da República, Jorge Sampaio, a aderir à iniciativa.
O Presidente deixou escritos os primeiros oito versículos do capítulo três do livro do Eclesiastes. Ao primeiro-ministro competirá, simbolicamente, encerrar a transcrição do mesmo livro, o único que conta com caligrafias dos 22 “scriptoria” de todo o país – normalmente, cada distrito transcreveu apenas um livro.
O último versículo do Eclesiastes é o seguinte: “Deus fará dar conta, no dia do juízo, de tudo o que está oculto, quer seja bom, quer seja mau”.
O coordenador geral da iniciativa, Alfredo Abreu, referiu à Agência ECCLESIA que “este livro percorreu todo o país, e é uma das curiosidades que a iniciativa apresenta”.
Numa época marcada pela prevalência da imagem sobre o texto, este projecto leva milhares de pessoas a revisitar um texto que nem sempre é tão conhecido quanto parece, movimentando centenas de voluntários e inúmeras parcerias com a sociedade civil e as Igrejas cristãs.
No próximo Domingo, pelas 09:30 horas, na 2:, o "70 X 7" apresenta uma reportagem sobre a "Bíblia Manuscrita", com os resultados de um projecto que mobilizou os portugueses.
Onde participar
Angra do Heroísmo
Novas instalações J. Freg. N. Sra. Conceição
15 – 19 horas
Aveiro
Galeria dos Paços do Concelho
Sáb. 14 – 19 horas; Dom. 11 – 18 horas
Beja
Biblioteca Municipal de Beja – José Saramago
Só aos sábados: 14:30 – 20 horas
Braga
Biblioteca Pública de Braga – Salão Medieval
12 – 18 horas
Bragança
Arquivo Distrital de Bragança
14 – 20 horas
Castelo Branco
“O Celeiro” (escola)
8h30 – 19h30
Coimbra
Casa Municipal da Cultura
10 – 18 horas
Évora
Biblioteca Pública de Évora
Sáb. 14–18 horas; Dom. 10–13/15–18 horas
Faro
Museu Municipal de Faro
10 – 20 horas
Funchal
Sala do Senado, Universidade da Madeira
10 – 18 horas
Guarda
Escola Adães Bermudes
10-19 horas
Horta
Salão Nobre, Ass. Faialense dos Bombeiros Voluntários
Sáb. 14 – 20 horas; Dom. 11 – 20 horas
Leiria
Arquivo Distrital de Leiria
10 – 18 horas
Lisboa
Reitoria da Universidade de Lisboa – Campo Grande
10 – 20 horas
Portalegre
Biblioteca Municipal
11 – 19 horas
Porto
“Alfândega” – Museu de Transp. e Comunicações
15 – 19 horas
Santarém
Ginásio do Seminário
10 – 17 horas
Setúbal
Sala de Sessões /Salão Nobre – Câmara Municipal
9:30 –12:30 / 15 – 18 horas
Viana do Castelo
Biblioteca Municipal
9:30 – 12:30 horas / 14 – 17:30 horas
Vila Real
Câmara Municipal
14 – 18:30 horas
Viseu
Biblioteca D. Miguel Silva
10 – 19 horas