“A vida humana: da sociedade às (muitas) profanações” é o tema de estudo proposto pelo Instituto Superior de Estudos Teológicos de Coimbra (ISET) para as suas habituais Jornadas de Teologia, que terão lugar, no auditório da Casa da Cultura, nos dias 24 e 25 de Março.
O tema será abordado sob diversas perspectivas (científica, sociológica, filosófica, teológica e pastoral), sob a orientação de professores especializados na matéria.
Assim, a 24 de Março, o estudo do ema terá início com uma lição do Prof. Doutor Bruto da Costa sobre os paradoxos que, a propósito da vida, nos apresenta a sociedade actual.
Segue-se a comunicação da Doutora Maria José Nogueira Pinto, que analisará os “pequenos mundos” de silêncio provocados pela marginalização, pela violência e até pela escravização. Note que que a conferência tem uma larga experiência nesta matéria, nomeadamente como antiga provedora da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, instituição por onde passam muitos dos problemas enfrentados pelas pessoas marginalizadas socialmente.
De tarde, o Prof. Agostinho Almeida Santos, uma das maiores autoridades mundiais ao nível da fecundação assistida, e actual administrador dos HUC, falará sobre as últimas conquistas da ciência e dos desafios que estas colocam aos investigadores, aos médicos e outros profissionais de saúde, aos crentes e ao cidadão comum.
Da fase inicial da vida, passaremos à última, abordando agora o problema da morte, que se tem tornado um tabu nesta sociedade que não respeita a vida em toda a sua dimensão. O tema será abordado pelo Padre Dr. Adelino Guarda, professor de Pastoral do ISET e que, nos últimos anos, se tem debruçado atentamente sobre esta matéria.
No sábado, 25 de Março, teremos um espaço para a análise antropológica do tema, a cargo de D. Januário Torgal Ferreira, que falará sobre novas propostas para a dignificação da vida humana perante as tentativas de algumas soluções fracturantes.
O segundo espaço da manhã de sábado será reservado à abordagem do tema sob o ponto de vista da teologia moral. O Padre Dr. Virgílio de Miranda Neves, professor da matéria no ISET, falará sobre “o despertar de novos rumos proféticos”.
O encerramento conta com a presença e a intervenção do Bispo de Coimbra, D. Albino Cleto.
As jornadas são abertas a todos os interessados, profissionais de saúde, professores, estudantes, religiosos, sacerdotes, leigos, grupos paroquiais. As inscrições (bem como qualquer informação) devem ser dirigidas para o Instituto Superior de Estudos Teológicos, Rua Vandelli, 2, 3004-547 COIMBRA, ou pelo telefone/Fax 239 792348, ou via net para o endereço: iset.coimbra@mail.telepac.pt