Açores: 46 crianças da região participam na peregrinação nacional ao Santuário de Fátima
Responsáveis apostam numa iniciativa que «toque o coração» dos mais novos
Angra do Heroísmo, Açores, 08 jun 2016 (Ecclesia) – 46 crianças das ilhas açorianas de São Miguel e Terceira estão envolvidas na 38.ª peregrinação nacional dos mais novos ao Santuário de Fátima, que começa esta quinta-feira.
Em declarações ao portal “Igreja Açores”, o responsável pelo Secretariado Diocesano do Movimento da Mensagem de Fátima, Nelson Gonçalves, deu conta do “entusiasmo” dos participantes e destacou a possibilidade destes “conviverem com outras crianças, de outras zonas do país”.
“Esperamos que façam uma boa caminhada espiritual que lhes abra horizontes de fé. Queremos que esta peregrinação lhes toque o coração”, frisou o dirigente.
Subordinada ao tema “Deus está contente”, a peregrinação nacional das crianças ao santuário mariano da Cova da Iria é este ano presidida pelo bispo de Bragança-Miranda, D. José Cordeiro.
O lema da iniciativa foi retirado da “mensagem deixada pelo Anjo, em 1916 e depois reiterada por Nossa Senhora em 1917, aos três pastorinhos, para que se entregassem a Deus e rezassem por si e pela conversão dos pecadores para que Deus ficasse contente”, explica o portal informativo açoriano.
Esta é a peregrinação que leva mais peregrinos ao Santuário de Fátima, depois das peregrinações aniversárias de maio e outubro.
Quanto às crianças açorianas, que seguiram viagem acompanhadas pelos seus catequistas, elas têm entre 8 e 13 anos, 23 são provenientes da Ilha Terceira e outras tantas vêm de São Miguel.
“Para muitas destas crianças será mesmo a primeira vez que saem da ilha o que também constitui uma mais-valia”, destaca Nélson Gonçalves.
Como forma de se prepararem para o evento, os mais novos “receberam formação” durante o mês de maio e foram convidados a escrever num papel as boas ações que praticaram ao longo das últimas semanas.
Todos estes “bilhetes” vão ser postos aos pés de Nossa Senhora, esta sexta-feira, dia 10 de junho, dia de Portugal e das Comunidades Portuguesas, durante a celebração eucarística inserida na peregrinação.
JCP
Diocese de Angra Fátima Criança