Açores: Boletim eclesiástico de Angra revela dados do Arquivo Secreto do Vaticano sobre a diocese
Angra do Heroísmo, Açores, 15 abr 2016 (Ecclesia) – O suplemento mais recente do Boletim Eclesiástico de Angra, nos Açores, revela dados do Arquivo Secreto do Vaticano sobre a diocese, num período entre 1691 e 1919.
Em declarações ao portal Igreja Açores, o diretor da publicação, destaca uma edição que “muito enriquece” o conhecimento acerca da Igreja Católica da região e “que simultaneamente fornece um autêntico retrato social da época”.
“Há matéria abundante que roça o romanesco e até o escândalo”, aponta o padre Hélder Mendes.
O suplemento de 485 páginas é retirado da obra “Arquivo Secreto do Vaticano – Expansão Portuguesa – Documentação, as Ilhas Atlânticas” Tomo I, publicada em 20111 com a coordenação do professor José Eduardo Franco.
Abrange na diocese um período que vai desde a governação episcopal de D. Frei Clemente Vieira (1688-1692) até D. Manuel Damasceno da Costa (1915-1922).
Nele podemos encontrar desde “correspondência dos prelados” ou “pedidos de sacerdotes ao núncio ou mesmo ao Papa”, até “centenas de pedidos de dispensa de impedimento canónicos do matrimónio entre familiares, consanguíneos e afins”.
A documentação mostra também “os conflitos entre os bispos e o cabido, as querelas em períodos de Sede Vacante” e a forma como se processou o “fecho das casas” da Companhia de Jesus (jesuítas) na região.
“Esta é uma edição de uso interno, não tendo esta publicação fins comerciais, mas de mero conhecimento, arquivo e investigação”, explica o padre Hélder Mendes.
A Diocese de Angra foi criada pelo Papa Paulo III em 1534.
JCP
Diocese de Angra