Açores: Diocese de Angra tem novo sacerdote
Pedro Lima foi desafiado a ser padre do seu tempo, «em atitude de compreensão e de diálogo»
Horta, Açores, 04 set 2016 (Ecclesia) – O bispo de Angra, D. João Lavrador, presidiu este sábado à ordenação de um novo sacerdote para a diocese açoriana, Pedro Lima, que desafiou a ser um padre deste tempo, “exigente mas aliciante e maravilhoso”.
“Estamos no mundo concreto não para nos conformarmos com ele mas para lhe oferecermos, em atitude de compreensão e de diálogo, a Boa Noticia que é Jesus Cristo”, disse o prelado, na homilia da celebração a que presidiu na igreja da Horta, ilha do Faial, de onde o novo sacerdote é natural.
Numa intervenção citada pelo portal diocesano de informação, ‘Igreja Açores’, o bispo de Angra destacou a importância do diálogo entre as instituições católicas e as da sociedade.
“A vida pastoral que responda aos tempos de hoje exige sacerdotes, radical e integralmente imersos no mistério de Cristo, e capazes de realizar um novo estilo de vida pastoral, marcado por uma profunda comunhão com o Papa, os bispos e entre si próprios, e por uma fecunda colaboração com os leigos, no respeito e na promoção dos diversos papéis, carismas e ministérios no interior da comunidade eclesial”, prosseguiu.
Esta foi a primeira ordenação sacerdotal a que D. João Lavrador presidiu enquanto bispo residencial da diocese açoriana.
O prelado alertou o jovem sacerdote para a necessidade de rejeitar “qualquer tentação de funcionalismo”, “ativismo” ou “individualismo”
O sacerdote vai servir a comunidade da Conceição, em Angra do Heroísmo, e preside hoje pela primeira vez à Missa na igreja onde foi batizado.
OC
Diocese de Angra