Açores: «Esforcem-se para ser santos», pediu bispo de Angra
Angra do Heroísmo, Açores, 03 nov 2015 (Ecclesia) – O bispo de Angra incentivou os açorianos a aproveitarem “a oportunidade” do Ano Santo da Misericórdia para “serem santos”, na homilia da Eucaristia que marcou o início das comemorações da Semana da Diocese.
“Ser santo é procurar viver uma humanidade realizada, uma humanidade cristã, toda a Igreja é chamada a ser santa e nós cristãos temos de dar testemunho dessa santidade como realização concreta da vida humana”, disse D. António de Sousa Braga, na Catedral diocesana, em Angra do Heroísmo.
Na Eucaristia, da Solenidade de Todos os Santos, o prelado motivou os fiéis a “realizar obras e ser santos” no Jubileu da Misericórdia.
O bispo de Angra sublinhou a importância da santidade e explicou que “só há uma maneira de concretizar” os sinais de misericórdia, através “da realização de obras de misericórdia”.
“Uma fé sem obras não vale nada”, afirmou na homilia dominical, acrescentando que “imitar” os gestos de amor e de misericórdia de Jesus é como “perpetuar a sua presença neste mundo”.
D. António de Sousa Braga desejou também que “a grande indulgência jubilar chegue a todos”, observando que este “mimetismo” deve ter por base os “Sacramentos da Reconciliação e da Comunhão”, sem esquecer a oração à profissão de fé para “uma verdadeira conversão”.
A Diocese de Angra celebra hoje 481 anos da sua criação pela bula ‘Aequum Reputamos’, do Papa Paulo III, promulgada a 3 de novembro de 1534.
Neste contexto, o dia da Igreja Diocesana vai ser celebrado com uma Eucaristia, presidida pelo seu bispo, a 8 de novembro, às 17h00, na Igreja Matriz de São Sebastião, em Ponta Delgada.
IA/CB/OC
Diocese de Angra