Açores: Exposição itinerante destaca romarias quaresmais de São Miguel
Iniciativa começa hoje na Ribeira Grande e prolonga-se até 12 de fevereiro
Angra do Heroísmo, Açores, 02 jan 2016 (Ecclesia) – Uma exposição itinerante em todos os concelhos da Ilha de São Miguel, nos Açores, começa hoje a alertar as comunidades locais e os turistas para a importância das romarias quaresmais na região.
Segundo o portal informativo “Igreja Açores”, a iniciativa vai decorrer até 12 de fevereiro deste ano, organizada pela equipa de cultura do Movimento de Romeiros de São Miguel.
O projeto, feito em “parceria com as autarquias” locais, incluiu “a recolha de bordões e cevadeiras ou sacas” em “cada um dos 54 ranchos” – grupos de romeiros – da ilha.
Integrou ainda a recolha de outros objetos e artefactos”, bem como de “elementos áudio e vídeo, juntos dos vários ranchos”, de modo a reunir “um acervo sobre as romarias”.
A organização espera assim “criar uma narrativa permanente que possa contar a história” das romarias, para que “quem não conhece” esta tradição “fique a perceber a sua essência”.
As romarias na Ilha de São Miguel, no Arquipélago da Madeira, têm cerca de cinco séculos de história e juntam todos os anos milhares de peregrinos.
Na sua origem estiveram as catástrofes que tocaram o território em 1522 e 1563, quando terramotos e erupções vulcânicas fustigaram as regiões de Vila Franca do Campo e Ribeira Grande, provocando inúmeras perdas humanas e materiais.
“Em 2016 será feito um pequeno desdobrável bilingue onde se explica sucintamente a história das Romarias e se alerta para a necessidade de uma condução cautelosa durante o período da Quaresma”, no sentido de garantir a segurança dos romeiros que se fazem à estrada.
“Estes folhetos serão distribuídos em centros de aluguer automóvel, no aeroporto João Paulo II, de Ponta Delgada e também em locais de maior visibilidade para criar uma consciência social do movimento dos romeiros”, adianta ainda a mesma fonte.
Quanto à exposição itinerante, ela começa na Ribeira Grande (até 8 de janeiro), e depois passará pelas localidades de Ponta Delgada (10 de Janeiro a 17 de Janeiro); Nordeste (de 19 a 25 de Janeiro); Povoação (27 de Janeiro a 2 de Fevereiro); Vila Franca (de 4 de Fevereiro a 10 de Fevereiro) e Lagoa, até 12 de Fevereiro.
JCP
Diocese de Angra Quaresma