Açores: Festival da Juventude com mais de 100 jovens na Ilha do Faial
Atividades propõem valorização do dom da criação e cursos de espiritualidade
Cedros, Açores, 21 ago 2015 (Ecclesia) – O Festival da Juventude na freguesia dos Cedros, na ilha açoriana do Faial, vai reunir mais de 100 jovens para viverem o “espírito cristão” no tempo de férias e praia”, com propostas de formação, até 30 de agosto.
Segundo o Serviço da Pastoral Juvenil e Vocacional da ilha do Faial a primeira atividade, vai proporcionar uma “vivência espiritual aos jovens” tendo por base “um sentido de partilha de experiências” que os leve a ter “um maior conhecimento de si e dos outros em interação com a realidade das outras ilhas, entre os dias 21 e 23 de agosto.
‘MEXE-TE! Reavive o Dom de Deus que há em ti’ pretende também “despertar” nos jovens a capacidade de partilhar “o que se é e o que se tem” e conhecer a “riqueza” das ilhas açorianas para serem valorizadas como “dom da criação”, adianta ainda o comunicado.
Segundo o sítio online ‘Igreja Açores’, da Diocese de Angra, do programa destacam-se passeios, trabalhos de grupo, mostra de talentos, caminhada espiritual, espaços de oração e convívio e de interação com a comunidade local.
Esta iniciativa conta com a colaboração das irmãs Doroteias que residem na Salga, na Ilha de São Miguel, e participam com 23 jovens de diversas freguesias.
Entre 24 a 30 de agosto a proposta são cursos de espiritualidade, promovidos pelo Movimento Oásis com a colaboração do padre Sérgio Leal e de Antónia Moreira, que são membros do movimento e pertencem à Diocese do Porto.
“As temáticas exploradas giram à volta do projeto de vida cristão, para além de espaços de convívio e oração. Nas Eucaristias de encerramento dos cursos são convidados a participar os pais, outros familiares e jovens, explica uma nota do Serviço da Pastoral Juvenil e Vocacional da ilha do Faial.
O primeiro curso destina-se a jovens dos 13 aos 16 anos e realiza-se nos dias 24, 25 e 26 de agosto; o segundo curso de 28 a 30 de agosto é para jovens dos 16 aos 26 anos.
IA/CB
Diocese de Angra