Açores: Igreja Católica em festa com procissão do Senhor Santo Cristo
Celebração conta este ano com a presença do presidente da República Portuguesa
São Miguel, Açores, 21 mai 2017 (Ecclesia) – A Igreja Católica nos Açores vive hoje um dia de festa com a procissão que leva a imagem do Santo Cristo a percorrer as ruas de Ponta Delgada, ilha de São Miguel, este ano com a presença do presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
As festas do Senhor Santo cristo são presididas por D. Edgar da Cunha, bispo de Fall River, Estados Unidos da América, local que acolhe uma grande comunidade de açorianos.
A Missa e procissão são uma das principais festas religiosas na Diocese de Angra, começando no Campo de São Francisco.
A procissão da mudança aconteceu este sábado à tarde, quando o provedor da Irmandade bateu à porta do carro, no Convento da Esperança e as religiosas entregam a imagem que, durante dois dias, fica à guarda da Irmandade.
Além de percorrer o Campo de São Francisco, acompanhada de fiéis que cumprem as suas promessas, a imagem ficou depois durante uns momentos no adro da igreja do Santuário e regressa ao coro alto de onde saiu na última noite, em procissão de velas, para a Igreja de São José.
Hoje à tarde tem lugar a procissão pelas principais artérias de Ponta Delgada, num percurso que passa em todas as igrejas e conventos da cidade.
As ruas da cidade são revestidas de tapetes de flores naturais e as varandas cobertas com colchas.
A imagem está coberta este ano com uma capa oferecida por um jovem seminarista.
A imagem do Senhor Santo Cristo venerada no Arquipélago dos Açores, do século XVI, é uma representação em madeira da Paixão de Cristo e está aberta ao culto no Convento de Nossa Senhora da Esperança, em Ponta Delgada.
O culto a esta recriação do ‘Ecce Homo’ – ‘Eis o homem’, expressão atribuída a Pôncio Pilatos durante o julgamento de Jesus no Sinédrio - intensificou-se no século XVIII através da obra da irmã clarissa Teresa da Anunciada.
OC
Diocese de Angra