No próximo dia 5 de Abril, Domingo de Ramos, a Pastoral Juvenil e Universitária da Diocese de Angra promove, na Ilha de São Miguel, as celebrações do Dia Mundial da Juventude.
Partindo do Ano Paulino e das orientações Diocesanas de Pastoral, vamos celebrar aquele Dia segundo o tema: “Como Paulo: para mim viver é Cristo”.
As celebrações deste ano decorrem em Vila Franca do Campo entre as 09h30 e as 19h00, destacando-se, para além da Procissão de Ramos, da Eucaristia e do Acolhimento, o Festival Jovem da Canção Religiosa a realizar-se às 16h30 no Pavilhão Multiusos Açor Arena, ao qual concorrem 8 canções representantes de diversas Paróquias da Ilha a saber: Ginetes, Várzea, S. Roque, Água de Pau, Capelas, Ponta Garça, Vila Franca e Lomba da Maia.
Cada Ouvidoria da Ilha irá representar uma Comunidade de São Paulo e no Acolhimento inicial (a ser feito por Ouvidorias em separado), cada Ouvidoria irá reflectir num texto de São Paulo dirigido à Comunidade que a Ouvidoria representa. Partindo deste trabalho, será feito um acolhimento geral onde irão ser partilhadas as reflexões sobre a forma de pergaminhos.
Durante o período de almoço haverá concertos musicais e animação de rua que culminarão com a realização de Jogos Tradicionais entre as diversas Ouvidorias. A celebração do Dia Mundial da Juventude em S Miguel terminará com o Festival na Canção Cristã, durante o qual serão exibidas mensagens em vídeo provenientes de todas as ilhas que aderiram à iniciativa; desta forma, todas as ilhas estarão unidas entre si através destas mensagens de vídeo.
A Eucaristia, campal se o tempo permitir, será o ponto alto destas celebrações e pretende envolver todas as comunidades da Ilha, incluindo Comunidades de povos de outras línguas e países que residem nesta ilha.
Tudo se conjuga para que seja um dia marcante e, acima de tudo, que se faça sentir o pulsar da Igreja nesta ilha por parte dos jovens, numa verdadeira celebração e vivência da Fé.