Agricultores apelam à intervenção da Igreja para apoio ao sector
A Federação dos Agricultores do Distrito de Leiria (FADL) apelou à intervenção da Igreja para incentivar os agricultores a não desistirem e a uma intervenção do poder polÃtico na resolução de alguns problemas com que se debate o sector agrÃcola.
António Ferraria, dirigente da FADL, que recentemente reuniu com o bispo da diocese de Leiria-Fátima, D. António Marto, considera que os incentivos ao mundo rural podem ser feitos durante as homilias dominicais, essencialmente nas zonas rurais, por serem aquelas onde estão concentrados o maior número de pequenos agricultores.
"A Igreja tem um papel importante e mobilizador das pessoas e influência junto do poder polÃtico", sustenta o dirigente associativo que está a organizar um ciclo de reuniões com os presidentes das câmaras do distrito, alertando-os para a dificuldade por que está a atravessar a agricultura.
Os baixos preços dos produtos agrÃcolas (carne, leite, hortÃcolas, fruta e vinho) e o aumento dos factores de produção (adubos, rações, sementes, pesticidas e herbicidas e do gasóleo agrÃcola) estão, segundo António Ferraria, a contribuir para "o agravamento a situação" da agricultura familiar.
"A última reforma da PolÃtica AgrÃcola Comum (PAC), que introduziu o Regime de Pagamento Único, beneficia as grandes explorações e conduz à desertificação do mundo rural, que é isso queremos combater", frisa António Ferraria.
Perante este cenário "desolador", o dirigente associativo afirma que "irá aumentar a pobreza nos meios rurais, perdendo-se os costumes e tradições". Â
Jornal de Leiria
Diocese de Leiria-Fátima