Alargar áreas da missão com os jovens
Igreja Católica promoveu edição conjunta das Jornadas Missionárias e de Pastoral Juvenil
Fátima, Santarém, 23 set 2013 (Ecclesia) – A edição conjunta das Jornadas Missionárias e de Pastoral Juvenil que decorreu em Fátima entre sexta-feira e domingo concluiu-se com um apelo a um alargamento das áreas de intervenção dos católicos.
“As áreas da cultura, da economia, da família, da bioética e outros campos, alargam horizontes à missão e colocam novos desafios, exigem novas respostas, coragem e alegria para propor o encontro com Cristo, no respeito pela liberdade de cada pessoa”, refere o documento final, enviado à Agência ECCLESIA.
Os participantes falam numa “complexa situação”, onde o presente e o futuro parecem atravessados “por nuvens ameaçadoras”.
Neste contexto, sublinham as conclusões, “torna-se ainda mais urgente levar corajosamente a todas as realidades o evangelho de Cristo, que é anúncio de esperança, de comunhão, de proximidade, de misericórdia, de modo que ele seja luz segura que ilumina os caminhos da humanidade”.
A iniciativa decorreu no Centro Pastoral Paulo VI, com organização das Obras Missionárias Pontifícias e do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, e reuniu cerca de 400 participantes em volta do tema ‘Missão @ad gentes: Ide e anunciai.
O documento final assinala que o território da missão “não é um espaço geográfico, mas o coração de cada homem e de cada mulher” e que “a missão é sempre jovem”.
“Tendo mudado o paradigma do conhecimento e da credibilidade da experiência religiosa, Deus continua a revelar-se, a estar presente e a manifestar-se hoje na história e nos ritmos da cultura e das suas manifestações e mutações, como sempre o fez”, acrescentam os participantes.
Segundo o texto final, as culturas juvenis desafiam as comunidades cristãs “à abertura, ao diálogo e à conversão”, para “recuperar uma capacidade de discernir os sinais de Deus neste contexto e os apelos de conversão que Ele nos faz”.
Os jovens, como “lugar de missão”, exigem “uma clarificação” do que a Igreja Católica tem “de relevante a dizer”.
As próximas Jornadas Missionárias e da Pastoral Juvenil serão nos dias 20 e 21 de setembro de 2014.
OC
Pastoral Juvenil Missões