Nacional

Algarve: Igreja vai divulgar rotas turísticas

Agência Ecclesia
...

Algumas das igrejas mais ricas da diocese estão no interior da região, salienta novo diretor da Pastoral do Turismo

Faro, 19 jan 2012 (Ecclesia) – A Igreja Católica vai apresentar aos hotéis e entidades oficiais do turismo quatro rotas ligadas à presença cristã no Algarve e divulgar o património religioso da região, dando especial atenção ao interior.

Entre este ano e o próximo vão ser lançadas brochuras com percursos temáticos baseados nas festas da agricultura e do mar, Semana Santa e Páscoa, mártires cristãos e igrejas dedicadas à Virgem Maria, revelou à Agência ECCLESIA o novo diretor da equipa da Pastoral do Turismo da diocese algarvia, que se apresenta esta sexta-feira no Paço Episcopal de Faro.

Os itinerários vão deter-se com “particular insistência” no interior, onde existem “algumas das igrejas mais ricas” do Algarve, para que os turistas saibam que a região “não se resume à praia”, afirmou o padre Miguel Neto, que também dirige o Secretariado das Comunicações Sociais e Cultura.

O responsável destacou a importância de difundir a rota dos mártires cristãos, a começar pelo padroeiro das dioceses do Algarve e de Lisboa, São Vicente, diácono da Igreja de Saragoça morto em Valência no início do século IV, durante a perseguição do imperador romano Diocleciano.

A ligação do Algarve ao santo de origem espanhola, que a Igreja evoca este domingo, decorre da circunstância de os seus restos mortais terem sido transladados para o extremo sudoeste de Portugal continental, o Cabo de São Vicente, que segundo o sacerdote é um dos primeiros locais de peregrinação em Portugal.

Antes do lançamento das rotas a equipa da Pastoral do Turismo vai publicar quatro brochuras, correspondentes ao mesmo número de regiões em que a diocese está dividida (vigararias), com horários das missas, datas de festas religiosas e notas históricas sobre as igrejas.

A diocese pretende transmitir a “identidade cristã” de uma região que, segundo o responsável, tem como “único fenómeno propriamente religioso” a festa da “Mãe Soberana”, que se celebra em Loulé duas semanas após o Domingo de Páscoa.

Um dos objetivos da apresentação da equipa da Pastoral do Turismo, constituída por sete pessoas, a maior parte com formação teórica e experiência nos domínios da hotelaria e viagens, é inaugurar o site do departamento, cujo endereço vai ser divulgado no encontro.

A iniciativa, que decorre às 17h00, visa igualmente dar a conhecer o grupo de trabalho e o seu projeto às entidades oficiais do turismo e unidades hoteleiras.

RJM



Diocese do Algarve Turismo