Nacional

Almada: Santuário de Cristo-Rei encheu para rezar pelas vítimas do terrorismo

Agência Ecclesia
...
Foto: Fundação AIS
Foto: Fundação AIS

Iniciativa da Fundação Ajuda a Igreja que Sofre

Lisboa, 23 nov 2015 - Centenas de pessoas encheram este domingo o Santuário do Cristo-Rei, em Almada, para uma jornada de oração pela paz, na sequência dos ataques terroristas que colocaram a Europa em alerta máximo.

Segundo a Fundação Ajuda a Igreja que Sofre, organizadora do evento, “na memória de todos está ainda os mais recentes atentados da responsabilidade de grupos jihadistas, como o abate de um avião civil russo, e os ataques no Líbano, Paris e Mali”.

“Ações que, no seu conjunto, provocaram cerca de meio milhar de vítimas”, frisa a organização católica, numa nota publicada através da internet.

Para o reitor do Santuário de Cristo-Rei, esta jornada “foi muito importante” não só para realçar o contexto dos “países em conflito” mas também para alertar para a situação dos “cristãos que sofrem” com a guerra e a discriminação religiosa, numa altura em que “ninguém fala nisso”.

O padre Sezinando Luís destaca ainda o trabalho que a AIS tem vindo a desenvolver para a promoção da paz e no apoio aos cristãos para que estes “continuem com a vela da fé acesa”.

As centenas de pessoas que acorreram ao Santuário do Cristo-Rei, domingo à tarde em Almada, foram ainda convidadas a rezar “pelo sucesso” da viagem que o Papa Francisco vai realizar já a partir desta quarta-feira a África, mais concretamente ao Quénia, Uganda e República Centro-Africana.

Apesar da “situação particularmente violenta que se vive neste último país, nomeadamente na capital, Bangui”, a Santa Sé decidiu manter a agenda da viagem, por “desejo expresso do Papa argentino”, recorda a Fundação AIS.

Durante a jornada de oração, os participantes pediram pela segurança de Francisco e que este “possa levar consolo e esperança a todos os que sofrem”.

O evento terminou com a distribuição de uma folha com uma oração e de uma vela a todos os participantes, que foram convidados a continuar a rezar todos os dias pela paz.

JCP



Fundação AIS Santuário de Cristo Rei