Angra: Igreja Católica precisa de «apóstolos» para «recompor o tecido cristão» da sociedade - D. João Lavrador
Bispo destacou hoje verbo «servir» que deve reger missão dos sacerdotes
Angra do Heroísmo, Açores, 13 abr 2017 (Ecclesia) - O bispo de Angra, nos Açores, pediu hoje aos sacerdotes que sejam pastores à maneira de Cristo, que “deu a vida pelas suas ovelhas” e que façam da evangelização uma prioridade na sociedade atual.
Na homilia da Missa Crismal desta Quinta-feira Santa, na Sé diocesana, D. João Lavrador salientou que “a comunidade diocesana, e com ela o seu presbitério, não poderá ter outra aspiração que não seja servir".
“Servir o outro promovendo as suas qualidades, os seus dons e capacidades; estar ao lado do outro para o ajudar a ultrapassar as suas limitações e os seus temores”, apontou aquele responsável, que destacou ainda a importância de padres empenhados “na escuta da Palavra, na oração, nos sacramentos e na partilha fraterna”.
Só a partir daí os sacerdotes poderão “edificar uma personalidade apostólica capaz de viver a alegria e a serenidade perante as dificuldades e perplexidades” que marcam este “ministério”.
Nesta Quinta-feira Santa, que marca o início da celebração do Tríduo Pascal, o bispo de Angra destacou a urgência da Igreja Católica, perante um “tempo novo caracterizado pela ruptura cultural e civilizacional”, privilegiar a evangelização de modo “a recompor o tecido cristão a partir do Evangelho e com ele fermentar a sociedade”.
Isto “exige sacerdotes à maneira dos Apóstolos e com as mesmas exigências que Jesus lhes colocou ao determinar a sua missão”, completou.
JCP
Diocese de Angra Semana Santa