Referiu D. Maurílio de Gouveia, na Solenidade de Cristo Rei
Lembrado de que este ano é dedicado pela Igreja à Eucaristia, a olharmos, contemplarmos e meditarmos sobre este mistério que é o centro da vida cristã, D. Maurilio de Gouveia referenciou, na Homilia da Solenidade de Cristo Rei, utilizando as palavras do Papa João Paulo II na carta “Ecclesia de Eucharistia” que a “eucaristia é a tensão para a meta, o antegozo da alegria plena por Cristo (…) enquanto esperamos a vinda gloriosa de Jesus Cristo nosso Salvador”. Nestas palavras encontra-se a intima relação entre a Eucaristia e o mistério da segunda vinda de Cristo.
D. Maurílio aproveitou ainda para agradecer ao apostolado dos Leigos. “Os responsáveis, os dirigentes e os militantes dos diversos movimentos e associações laicais costumam, no quadro desta celebração litúrgica, renovar os seus compromissos apostólicos, ao iniciar-se mais um ano pastoral”. D. Maurílio realçou a indispensabilidade na vida da Igreja destes homens e mulheres que marcam a sua presença na sociedade.
E chamou a atenção para algumas desvirtuações que algumas vezes podem acontecer: “Devemos estar atentos a um fenómeno actual, que se vai desenvolvendo no ambiente laicista que nos envolve. Refiro-me a um ataque indesmentível, embora muitas vezes subtil, dirigido por forças laicistas contra os movimentos de fiéis leigos e aos católicos conscientes e firmes na sua fé que actuam na sociedade”, e continuou para apontar o dedo a um dos “instrumentos utilizados para silenciar tais movimentos”, que “são certos meios de comunicação social, que segundo técnicas bem conhecidas, começam por apresentá-los com uma imagem negativa e até por ridicularizá-los e assim mais facilmente os desautorizar perante a opinião pública.