As actividades pastorais, ao nível da música sacra, para o próximo ano, “que iremos apresentar no plenário de 27 de Outubro” foi um dos pontos da reunião do Serviço Nacional de Música Sacra (SNMS), realizada dia 23 de Junho, em Fátima. Em declarações à Agência ECCLESIA o Pe. Paulo Cruz, secretário do referido Serviço adiantou que as propostas passam pela “sensibilização do clero para a questão da música”. E avança: “o clero está algo alheio deste aspecto importante da vida da Igreja”.
Para além desta aposta “iremos também desafiar os seminários para esta vivência”. A formação nos seminários “tem esquecido o lugar da música para os futuros padres”. Como os conteúdos na Universidade Católica não se direccionam unicamente para os padres, o Pe. Paulo Cruz salienta que “os programas de Teologia não têm em atenção esta vertente pastoral dos presbíteros”. Sem esquecer também “a sensibilidade dos bispos para a questão da música sacra”.
O papel dos coros infantis na celebração foi outra questão que esteve em debate na reunião. Preocupações que levaram os membros do SNMS a propor o lançamento de uma colectânea, na próxima Semana de Liturgia, “de partituras para coros infantis e juvenis” – sublinhou. O III Curso de Música Sacra para organistas e directores de coros, em Fátima, 22 a 31 de Agosto, foi outro ponto “que destacámos na reunião” – finalizou o Pe. Paulo Cruz.