Numa iniciativa totalmente inédita, à imagem e semelhança das cartas do Apóstolo S. Paulo às comunidades cristãs, que integram o Novo Testamento, o Arcebispo de Braga escreveu uma carta aos cristãos do arciprestado de Braga, como anúncio da visita pastoral que vai encetar a partir deste mês e até Maio de 2009. Esta missiva, redigida por D. Jorge Ortiga num estilo linguístico próximo ao leitor, inserida no contexto do “Ano Paulino” que está em curso até 29 de Junho próximo, vai ser distribuída, por fases, em todo o arciprestado. No total são 100 mil exemplares distribuídos por voluntários por todas as residências, anunciaram os responsáveis do arciprestado em conferência de imprensa.
«Esta iniciativa é fruto de um caminho de comunhão desenvolvido desde a última visita pastoral, que aconteceu no ano pastoral 2003-2004 e que deu origem ao portal das paróquias do arciprestado de Braga (www.paroquiasdebraga.org)», afirmou o arcipreste, padre José Sepúlveda.
Aquele mesmo responsável revelou que, a página na Internet, com informação das paróquias de Braga, teve desde o início – em 25 de Março de 2005 – «mais de um milhão de visitas». No corrente ano, continuou, «foi visitado mais de 15 mil vezes por mês, tendo em Maio obtido mais de 30 mil visitas».
Na visita pastoral – acontecimento que ocorre de cinco em cinco anos –, continuou o sacerdote, «o bispo vai ao encontro das comunidades para, com alegria, ser sinal visível dos dons divinos, aprofundar o conhecimento da realidade, estabelecer laços de amizade e promover a ajuda recíproca». Por isso é dada, pela Igreja, tanta importância à preparação das visitas pastorais.
Com a página na Internet, com a distribuição da carta de anúncio de D. Jorge Ortiga, com a afixação de painéis nas paróquias, nas ruas de Braga (em espaços cedidos pela autarquia), com a distribuição de outro material (lápis, separadores, etc.) o arcipreste de Braga afirmou aos jornalistas: «pretendemos estar mais perto das pessoas, ter uma participação activa nas mudanças sociais e na comunidade onde nos inserimos, aproximarmo-nos ainda mais das vivências dos cristãos e ter uma acção mais inovadora e menos formal, nas relações humanas».
Esta “operação de marketing”, pensada pelos responsáveis pastorais do arciprestado não está fechada a que seja seguida e aproveitada por outros arciprestados. «Pensamos fazer diferente e é o que estamos a fazer», frisou o padre José Sepúlveda. O arcipreste, que estava acompanhado pelos padres Marcelino Ferreira e António Sérgio Torres, bem como o representante da empresa “Paleta de Ideias”, que concebeu o grafismo da iniciativa, salientou contudo que «em Igreja tudo se partilha» e, como tal «esta iniciativa pode ser tomada por outras zonas pastorais da Arquidiocese».
Bíblia oferecida em cada paróquia
Outro dos gestos simbólicos que D. Jorge Ortiga vai executar será o de oferecer uma Bíblia a cada comunidade paroquial.
«Este tempo em permanente mudança continua a ser tempo favorável, porque tem “sede de Deus e da Sua Palavra”. Vivemos uma nova oportunidade para regressar ao essencial (leia-se evangelizar) e implementar novos projectos », indicou o arcipreste.
Ora, neste sentido, a oferta do prelado será sinal do convite a deixar «que a Palavra se encontre com a comunidade e se torne uma oportunidade para a leitura orante da Palavra, em família e em comunidade», asseverou o sacerdote.
O projecto, como referido, integra iniciativas de natureza diferente. Umas são de divulgação e outras de reflexão e oração.
Assim, a nível da divulgação: foi criado um logótipo identificador da visita pastoral; vai ser distribuída a carta assinada por D. Jorge Ortiga; serão afixados “droper’s” e cartazes em cada paróquia; colocados 23 «mupis» em locais diversos da cidade de Braga; entrega de uma Bíblia a cada comunidade; distribuição de fitas para o pescoço e de lápis com o símbolo da visita; e ofertado um marcador no dia de encerramento da visita pastoral.
No campo da reflexão, consta: a reformulação do portal das paróquias na Internet; a promoção de um espaço de debate e reflexão, no portal, aberto à participação de todos; e a preparação de temas para ajudar ao encontro com a Palavra, no ambiente familiar, ao ritmo do ano litúrgico.
Apesar desta dinâmica, os responsáveis do arciprestado alertaram para o facto de não quererem «fazer uma campanha publicitária a nenhum produto », uma vez que a sua única preocupação é «anunciar a Pessoa de Jesus Cristo».
O projecto pode ser acompanhado através do portal das paróquias na Internet.