Évora assinalou Dia Diocesano da Comunicação Social
Articulação mediática a sul
D. Manuel da Conceição Santos, Arcebispo de Évora há 81 anos atrás, fundou “A Defesa”. O jornal cresceu, ganhou espaço e público e, hoje, é líder de outros títulos de inspiração cristã da arquidiocese: propõe formação na área da comunicação social e abre horizontes quando se procuram apoios e incentivos tecnológicos. “Há que fazer todos os esforços para que não desapareça qualquer título”, diz o Director d’”A Defesa”. O nosso papel como jornal diocesano é apoiar os jornais, mesmo que ficando como suplemento d’”A Defesa”. Uma estratégia que tem sido útil para muitos títulos, que não desaparecem e, confirma Salvador Santos, para a própria “Defesa”: “com esta estratégia temos aumentado o número de assinantes”.
Articular esforços entre os diferentes títulos é uma aposta do Departamento da Comunicação Social da Arquidiocese, apresentada aos responsáveis por diferentes títulos no Dia Diocesano da Comunicação Social. Assinalou-se no passado sábado, em Évora, e constituiu uma oportunidade para o Director deste Departamento, Pe. Manuel Vieira, afirmar a necessidade de formação em ordem à crescente profissionalização dos diferentes órgãos de comunicação social de inspiração cristã que existem na diocese.
Para além das fronteiras da diocese, está em estudo também um projecto inter-diocesano: fazer uma edição de um jornal comum a Évora, Beja e Algarve por ocasião do Dia Mundial das Comunicações Sociais. “Pode ser um número piloto que pode vir a dar resultados”. O Director d’”A Defesa” esclarece, no entanto, que os jornais de cada uma das dioceses mantêm a sua identidade, permanece mesmo elementos característicos como a primeira e última página, sendo comum a edição de muitos conteúdos que fazem o interior dos jornais.