Nacional

Aveiro: Diocese perdeu um terço dos padres em dez anos, revela bispo

Agência Ecclesia
...

Prelado diz que vai ser «consequente» quanto às propostas apresentadas pelos participantes nas Jornadas de Formação do Clero

Albergaria-a-Velha, Aveiro, 01 fev 2013 (Ecclesia) – A Diocese de Aveiro perdeu um terço dos seus padres na última década, revelou esta quinta-feira o bispo local, na conclusão das Jornadas de Formação do Clero que decorreram em Albergaria-a-Velha.

“Éramos 115 há dez anos atrás, somos 77 agora", afirmou D. António Francisco dos Santos, que pediu aos padres e diáconos para se comprometerem no aumento do número de candidatos ao sacerdócio, refere uma nota do Gabinete de Imprensa diocesano enviada à Agência ECCLESIA.

"Ninguém nos substituirá nesta missão da pastoral vocacional", frisou o prelado ao encerrar o encontro dedicado ao tema ‘Da Missão Jubilar à Igreja que queremos ser’.

O clero da diocese debateu desde segunda-feira questões como a reforma da cúria, a reorganização territorial, a distribuição do clero e a iniciação cristã, correspondente aos sacramentos do Batismo, Confirmação (Crisma) e Eucaristia.

"Sem precipitações mas sem demoras, cumpre-me ser consequente quanto às sugestões apresentadas nestes dias", afirmou D. António Francisco dos Santos.

O prelado frisou que "as estruturas diocesanas são meios e não fins” que devem funcionar “para servir as pessoas” e para que a diocese seja “melhor Igreja". 

A diocese aveirense assinala até 11 de dezembro os 75 anos da sua restauração com iniciativas espirituais, teológicas e culturais, integradas na denominada ‘Missão Jubilar’.

GICDA/RJM



Diocese de Aveiro Clero, Seminários e Vocações