A Gala de Abertura de “A Bíblia Manuscrita” terá lugar em Lisboa, no dia 5 de Novembro, e será presidida pelo Presidente da República.
Jorge Sampaio, e o Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, estarão entre os primeiros a escrever à mão os versículos "Bíblia Manuscrita", iniciativa da Sociedade Bíblica Portuguesa (SBP). Além do Presidente, a mesa de honra integra o patriarca, o reitor da Universidade de Lisboa, José Barata Moura, e o presidente do Tribunal Constitucional, Artur Maurício.
A cerimónia terá início às 20h30, na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa, e antecede uma gala de abertura com música e textos bíblicos.
Ao mesmo tempo, outras 50 personalidades da comissão de honra e de diferentes sectores da cultura ou da sociedade estarão na Aula Magna para copiar à mão diferentes versículos da Bíblia.
A partir de sábado, em todas as capitais de distrito um "scriptorium" reconstituirá o ambiente dos mosteiros medievais. Os promotores esperam que mais de 100 mil portugueses nela participem.
Música e escrituras
O concerto da sessão de abertura tem o título "Música e Escrituras" e a sua receita reverte a favor da Oikos, ONG de cooperação e desenvolvimento. As verbas estão destinadas a projectos de financiamento da auto-subsistência de famílias de Moçambique e do Peru.
Vários artistas contemporâneos e três corais "étnicos", intercalados por alguns artistas conhecidos do grande público - Ala dos Namorados, Coral Bênção, Camané, Loik-Coral Timorense, Filipa Pais e José Peixoto, Jorge Palma, Sara Tavares, Rão Kyao e Shout - dão vida a esta iniciativa
A SBP lembra que “ao longo de milhares de anos os textos sagrados contidos na Bíblia têm influenciado pessoas de todas as origens e em todas as culturas”.
“Os nossos poetas e compositores cantam a vida e a beleza, a dor e o sofrimento, o amor e os relacionamentos, a justiça e a solidariedade, a fé e a esperança, muitas vezes fazendo eco de histórias e afirmações das Sagradas Escrituras”, frisam os promotores do evento.
A apresentação do concerto estará a cargo de Margarida Mercês de Melo. Os Bilhetes custam10 Euros e estão à venda nas lojas FNAC, Lojas Abreu e em www.ticketline.pt
Outras actividades culturais e religiosas decorrerão em muitas localidades do país, culminando, daqui a um ano, com uma exposição na Biblioteca Nacional sobre a Bíblia na cultura portuguesa. Diversas universidades e bibliotecas, o Centro Nacional de Cultura, a RTP2, os secretariados da Pastoral Universitária, a Cinemateca Portuguesa, a Fundação Engº António de Almeida e a Fundação Pro Dignitate estão entre os parceiros deste projecto.
Porquê a Bíblia Manuscrita?• Escrever a Bíblia é preservar a nossa memória comumNotícias relacionadas• Bíblia Manuscrita em Leiria• Bíblia Manuscrita em Braga• Bíblia Manuscrita em Bragança