Bispo de Lamego ordena 5 novos diáconos
A diocese de Lamego ordenou cinco diáconos. André Pereira, António Giroto, Bernardo Magalhães, José Filipe Pereira e Tiago Cardoso receberam a ordenação diaconal numa celebração que decorreu na Sé, no passado dia 5 de Outubro e foi presidida por D. Jacinto Botelho, bispo da diocese.
Na homilia, o D. Jacinto referiu que a odenação diaconal “é antes de tudo motivo de agradecimento pela gratuitade da graça”. O bispo sublinhou que esta gratuidade pede uma resposta “sem calculismos, sem ambiguidades”, expressão da “disponibilidade para o serviço generoso e sempre cuidado”, conforme dá conta um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
Na celebração, o bispo diocesano lembrou que a fidelidade e testemunho” são garantidos pelo “conhecimento profundo da Palavra de Deus, assiduamente reflectida e rezada, e alimentada todos os dias na Eucaristia”.
“A oração deve ser o clima normal da nossa vida, a nossa permanente respiração espiritual”, sublinhou.
Aos novos diáconos D. Jacinto Botelho lembrou que “o carinho e a delicadeza, a afabilidade e a atenção, a compreensão e o perdão, são qualidades que a relação com os outros, privilegiando os mais pequeninos, os pobres, os que sofrem, os fracos, os incompreendidos, os marginalizados, os abandonados e sem voz, vai consolidando, aperfeiçoando e purificando, para que o rosto do Bom Pastor se torne em vós mais perceptível pelos que servireis em Seu nome.”
Na celebração estiveram presentes cerca de 70 sacerdotes, provenientes de várias dioceses.
Diocese de Lamego