Bispo do Algarve inaugurou Centro Paroquial de Quelfes Agência Ecclesia 05 de Maio de 2005, às 10:45 ... O Bispo do Algarve benzeu e inaugurou no passado domingo, dia 1 de Maio, o Centro Paroquial de Quelfes. Uma estrutura que, depois de duas fases de construção, está agora praticamente concluÃda para dar resposta a várias necessidades pastorais daquela comunidade paroquial. O programa do dia começou, pelas 15.30 horas, com a celebração da Eucaristia presidida por D. Manuel Neto Quintas e concelebrada pelo cónego Gilberto Santos, pelo pároco local, padre Jorge Carvalho e pelo padre Alberto Teixeira, pároco da vizinha comunidade de Moncarapacho. Na Celebração EucarÃstica, que teve também como objectivo «louvar o Senhor pela nova estrutura, tendo presentes todos os que, de diferentes formas, contribuiram para a sua construção», o Bispo diocesano sublinhou na homilia que «a mais valia que significa para Quelfes a inauguração do Centro Paroquial, prende-se com o aprofundamento da fé e o encontrar razões da esperança». «Será um espaço oÂnde todos vão ter oportunidade de se encontrar, de aprofundar a própria fé, de cultivar a amizade e de crescer juntos», afirmou D. Manuel Quintas. Terminada a Eucaristia, seguiu-se a celebração de bênção e inauguração do novo espaço. Já no salão paroquial, junto à lápide que mais tarde iria ser descerrada, alguns jovens, membros do agrupamento local do CNE – Corpo Nacional de Escutas, homenagearam, em nome de todos os paroquianos e de forma simbólica, o pároco «pelo esforço e dedicação que tem doado à paróquia». O sacerdote recebeu então uma placa que posteriormente, colocada na parede da nova infraestrutura, ficará a testemunhar a gratidão de todos os membros da comunidade. Após a bênção, o descerramento da lápide de inauguração e uma breve visita ao novo Centro Paroquial, seguiram-se as intervenções das entidades presentes. O padre Jorge Carvalho salientou o esforço feito pela comunidade para a realização de um projecto, iniciado em 2000 pelo então pároco, padre LuÃs Gonzaga, e «há muito anos» sonhado por todos. «Para uma paróquia pequena foi uma obra difÃcil, sob o ponto de vista financeiro», advertiu, acrescentado que «mesmo com a ajuda da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR), da Câmara Municipal de Olhão e também de muitos particulares, ainda faltam pagar 70 mil euros». «Precisamos da vossa ajuda e sei que posso contar com ela», apelou aos paroquianos, mas não esquecendo também as entidades presentes. Recorde-se que a CCDR e a autarquia, contribuiram respectivamente com 68 e 15 mil euros. O presidente da edilidade olhanense, Francisco Leal, procurando descansar o pároco de Quelfes, depois de lhe agradecer «por ter metido mãos-à -obra», garantiu que «o dinheiro arranjar-se-á». «Com a ajuda de todos conseguiremos resolver este problema e naturalmente que também a Câmara irá ver se, no fundo do cofre, há mais algum dinheiro para ajudar a resolver os problemas financeiros, uma vez que esta é uma obra de todos e todos temos responsabilidades», afirmou o autarca. «Nós vamos concerteza dar alguma ajuda, mas é preciso que os habitantes de Quelfes também contribuam», confirmou. Em declarações à "Folha do Domingo", Francisco Leal concretizou que a Câmara irá «minimizar» a dÃvida, não querendo avançar com o valor do finaciamento. «Vou propor à Câmara que reforce a verba que já foi atribuida, uma vez que acabo de verificar que a obra é de grande importância e interesse para a freguesia de Quelfes e para o concelho de Olhão», garantiu. Por último, o Prelado diocesano agradeceu à comunidade paroquial. «Sempre que uma comunidade se une para realizar um projecto destes, é sinal que está viva, que quer crescer mais e que vive a esperança, pensando nas gerações vindouras», disse, garantido que «tudo aquilo que as entidades fizeram no sentido de responder à s necessidades das populações será bem aproveitado». «Hoje, visitando estas instalações certamente concluistes que valeu a pena, o pouco ou o muito, que pusestes à disposição de todos. O importante é colocarmos o pouco ou o muito ao serviço de todos e Deus multiplicá-lo-á», garantiu D. Manuel Quintas aos presentes. Samuel Mendonça Diocese do Algarve Share on Facebook Share on Twitter Share on Google+ ...