Nacional

Braga: Arcebispo agradece «inteligência e sensibilidade humana» de D. Manuel Linda

Agência Ecclesia
...

Novo bispo das Forças Armadas deixa arquidiocese minhota após quatro anos como auxiliar de D. Jorge Ortiga

Braga, 10 out 2013 (Ecclesia) – O arcebispo de Braga agradeceu hoje a “inteligência e sensibilidade humana” de D. Manuel Linda, até agora bispo auxiliar da arquidiocese minhota, no momento em que o prelado assume novas funções, como ordinário castrense de Portugal.

“Deu-nos muito com a sua inteligência e sensibilidade humana e, particularmente, pelo amor oferecido a este povo crente da arquidiocese a quem amou desinteressadamente. Sei que a aventura dum trabalho em permanente unidade marcou o nosso agir eclesial”, refere D. Jorge Ortiga, numa mensagem publicada no site da diocese.

O Papa Francisco nomeou hoje D. Manuel Linda, de 57 anos, como bispo das Forças Armadas e de Segurança, sucedendo a D. Januário Torgal Ferreira, que resignou por limite de idade.

O novo ordinário castrense era bispo auxiliar da Diocese de Braga desde junho de 2009, tendo sido ordenado em setembro do mesmo ano, na Catedral de Vila Real, e vai passar a residir em Lisboa.

D. Jorge Ortiga agradece os anos que o prelado passou em Braga e pede às comunidades católicas que “aceitem esta alteração inesperada, aproveitando esta circunstância para crescer como comunidades crentes”.

“Pelos laços de amizade e responsabilidade que fomos construindo, como povo de Deus, em reciprocidade, asseguro que continuaremos unidos na oração para que sejamos sempre, na diversidade dos serviços pastorais, a mesma Igreja, enquanto sinal de esperança e comunhão entre todos”, escreve o arcebispo de Braga.

OC



Ordinariato Castrense Diocese de Braga