Nacional

Braga: Arcebispo desafia jovens a construir futuro a partir de «código» de valores

Agência Ecclesia
...
D. Jorge Ortiga (imagem de arquivo)
D. Jorge Ortiga (imagem de arquivo)

D. Jorge Ortiga criticou quem faz carreira com base na corrupção ou oportunismo

Braga, 14 mar 2015 (Ecclesia) – O arcebispo de Braga desafiou hoje os jovens recém-formados pela Universidade Católica Portuguesa (UCP) a manter a esperança no futuro, apesar das “estatísticas alarmantes e preocupantes” do desemprego juvenil, sem nunca abdicar de um “código” de valores morais.

“Quem acredita em Deus ou quem quer estruturar a sua vida sobre a honestidade e verdade, ausência de influências e de oportunismo, não marcada pela corrupção mas com sentido de trabalho honesto e competente, sabe que, com maior ou menor dificuldade, triunfará”, declarou D. Jorge Ortiga, que discursou na cerimónia de entrega de diplomas do polo regional da UCP.

Segundo o arcebispo primaz, oeste código de vida “pautado por valores” é essencial também para um mercado de concorrência onde “esta atitude ética começa a ser valorizada”.

“Acredita no valor da tua vida e aceita-te como um construtor da sociedade ou da Igreja para que retorne a esperança e sejamos um país com sentido. Uma só palavra pode fazer muito: acredita”, afirmou, numa intervenção enviada à Agência ECCLESIA.

D. Jorge Ortiga quis deixar os parabéns aos que receberam o diploma, bem como aos seus familiares e amigos.

“Acreditai, sem medo, que o futuro está nas vossas mãos e no vosso estatuto de homens e mulheres eticamente bons”, apelou, falando na Faculdade de Filosofia.

OC



Diocese de Braga