Braga: D. Jorge Ortiga pede aos finalistas universitários para acreditarem num mundo diferente
Na homilia da bênção disse que pode «custar muito deixar hábitos e rotinas, mas há um mundo novo a reinventar»
Braga, 13 mai 2013 (Ecclesia) – O arcebispo de Braga sublinhou este sábado, que o mundo atual “não se edificará sem a economia”, mas também “não se realizará só com a economia, necessita de algo diferente”.
Na homilia da bênção de finalistas dos estudantes universitários da cidade, D. Jorge Ortiga considerou que pode “custar muito deixar hábitos e rotinas”, mas “há um mundo novo a reinventar” e os «novos doutores» não podem “fugir dessa responsabilidade”.
Ainda nesta linha, o prelado bracarense frisou que é necessário dar “um rosto novo” à Europa e solicitou que os jovens utilizem os conhecimentos “de vanguarda e pioneirismo” para tornar o mundo melhor.
Atualmente pode correr-se o risco de “fixar os olhos na dimensão crítica da economia e do civil esperando um milagre que salve e dê entusiasmo e vontade de viver”, mas sem “a vertente moral e religiosa, interpretada no genuíno sentido, nunca acontecerá”, realçou.
“Sede corajosos e criai coisas novas, descortinando as novas necessidades deste tempo” porque “é disso que o Portugal precisa”, declarou D. Jorge Ortiga, antes de concluir: “Acredito que sereis capazes de o fazer”.
LFS
Diocese de Braga Pastoral Universitária