Nacional

Braga: Fórum Ecuménico Jovem alertou mais novos para «o drama dos incêndios»

Agência Ecclesia
...

Edição 2017 evocou fogos que causaram mais de 100 mortos no país

Braga, 06 nov 2017 (Ecclesia) – O 19.º Fórum Ecuménico Jovem (FEJ), que decorreu este fim-de-semana em Braga, alertou cerca de 300 jovens das várias Igrejas cristãs para a “a urgência ecológica e o drama dos incêndios”.

De acordo com uma nota enviada à Agência ECCLESIA, o momento teve lugar durante “o gesto de envio” do evento, com os participantes a levarem simbolicamente “um pequeno pinheiro para cuidar e fazer crescer”.

Os fogos registados este ano em Portugal até ao momento consumiram mais de 400 mil hectares de floresta e fizeram mais de 100 mortos e dezenas de feridos, em distritos como Coimbra, Leiria, Viseu e Guarda.

Um drama que não passou à margem da edição 2017 do FEJ, que decorreu no Auditório Vita e no Seminário da Senhora da Conceição, em Braga.

 O evento este ano foi dedicado aos 500 anos da Reforma proposta por Martinho Lutero (1517 – 2017), e a forma como ela contribuiu para a renovação da Igreja Católica e para a caminhada conjunta dos cristãos.

Durante a iniciativa houve “um momento para pedir perdão pelas ruturas entre cristãos” e oportunidade para refletir sobre o que ainda tem que ser feito.

Para o arcebispo de Braga e anfitrião do FEJ, “renovar é uma palavra-chave da Igreja” e é preciso que as comunidades cristãs consigam caminhar “em sintonia com o Evangelho”.

O bispo da Igreja Lusitana, D. Jorge Pina Cabral, que também participou nesta atividade, destacou os 19 anos de “caminho ecuménico jovem”, considerando o FEJ “como um lugar único e insubstituível no caminhar das Igrejas em Portugal”.

Outra representante de uma Igreja cristã, a pastora presbiteriana Eva Michel, frisou a importância da reconciliação entre católicos e protestantes e pediu “coração e coragem” para o futuro.

Durante o FEJ 2017, os jovens puderam visionar um programa ‘70x7’ na RTP2 que foi dedicado à participação do Papa Francisco nas comemorações dos 500 anos da Reforma Protestante, entre 31 de outubro e 01 de novembro de 2016.

“Foi dito e repetido que é muito mais o que nos une que aquilo que nos separa, embora possa ser longo e difícil o caminho que leva à unidade plena entre as Igrejas”, conta o padre Tony Neves, da equipa organizadora do FEJ.

O Fórum Ecuménico Jovem é da responsabilidade dos Departamentos Juvenis das Igrejas Católica Romana, Lusitana, Metodista e Presbiteriana.

Destaque para a participação este ano do padre e jornalista João Aguiar Campos, e do professor João Duque, especialista em questões ecuménicas.

JCP 



Ecumenismo