Nacional

Braga: Padres devem ser «capazes de sacudir» sociedade, diz arcebispo

Agência Ecclesia
...

D. Jorge Ortiga lança ano letivo nos seminários arquidiocesanos com pedido de uma «nova identidade sacerdotal»

Braga, 14 nov 2011 (Ecclesia) – O arcebispo de Braga abriu este domingo o ano letivo nos seminários arquidiocesanos sublinhando a importância da formação de padres prontos para "sacudir" a sociedade e ir ao encontro dos mais necessitados. 

“Próprio do Seminário é formar padres felizes, ousados, pobres, despojados, próximos, dedicados e capazes de sacudir esta sociedade”, apontou D. Jorge Ortiga, num discurso proferido a todos os seminaristas e equipas formadoras, no Seminário Conciliar de Braga.

Na sua mensagem, enviada à Agência ECCLESIA, o prelado salientou que “ser padre é ser alguém que provoca escândalo, que ousa acreditar que há caminhos longos a percorrer, pensando em quem não tem pão e, quem sabe, mesa para o colocar”.

A construção desta “nova identidade sacerdotal”assenta, antes de mais, na adoção de “uma formação integral: humana, espiritual, intelectual e pastoral” que permita ao jovem padre ser imagem atualizada da “presença de Cristo” no mundo.

Para D. Jorge Ortiga, a caminhada vocacional de ser um “caminho de consagração total” a Deus e às comunidades cristãs, expresso através de uma “comunhão vertical (divina) e horizontal (humana)” que vai contra “todos os individualismos, calculismos e fundamentalismos”.

Ao aceitar Cristo, o Evangelho e a Humanidade como referências, acrescenta, os futuros sacerdotes aceitam também transformar-se em “semente feita palavra para cair, morrer e dar fruto”, passando a ser capazes de “dedicar-se a tempo inteiro aos irmãos”, em especial àqueles “mais carenciados e sofredores”.

No meio da grande “mesa” da vida, onde são servidas hoje “muitas realidades dolorosas (...) é este o novo jantar que o padre tem para oferecer ao mundo!”, concluiu o novo presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social.

A cerimónia de abertura do novo ano letivo aconteceu no último dia da Semana dos Seminários deste ano, celebrada pela Igreja Católica em Portugal, com o tema “formar pastores consagrados totalmente a Deus e ao seu Povo”.

JCP



Diocese de Braga Vida Consagrada