Braga: Torneio de futsal organizado pela Igreja Católica aproximou estudantes universitários da Europa e África
Braga, 07 mai 2012 (Ecclesia) – Estudantes universitários europeus e africanos participaram este sábado em Braga no Torneio Intercultural de Futsal, organizado pela Igreja Católica através da Pastoral Universitária da arquidiocese minhota.
A iniciativa contou com a participação de oito equipas masculinas e quatro femininas formadas por estudantes do ‘Erasmus’, programa europeu de intercâmbio de alunos, bem como de países africanos de língua oficial portuguesa (PALOP), além de membros de estruturas académicas ligadas à Universidade do Minho, refere uma nota enviada hoje à Agência ECCLESIA.
Aldina Martins, uma das responsáveis pela organização, fez um balanço “muito positivo” da iniciativa: “Houve muita união, muita partilha, muita confraternização segundo os valores que a Igreja defende, segundo os valores do Cristianismo”.
A Pastoral Universitária deve “dinamizar estilos de vida saudáveis”, sublinhou a responsável, que manifestou a intenção de voltar a realizar eventos semelhantes.
“É sempre bom ter iniciativas deste género para ter uma melhor integração entre pessoas de povos diferentes”, afirmou Hélio, um dos futebolistas da equipa masculina vencedora do torneio, ‘Chá de Limão’, constituída por estudantes dos PALOP da Universidade Católica Portuguesa.
Adriana Silva dos ‘4 Peace’, equipa que ganhou a secção feminina, destacou o espaço de “partilha e diálogo” e o desportivismo demonstrado pelos jogadores.
O torneio pretendeu desenvolver os “valores de respeito, interajuda e convívio saudável entre os participantes”, e “sobretudo” promover “o encontro de distintas culturas que se cruzam nas diferentes academias”, explica o comunicado.
RJM
Diocese de Braga Pastoral Universitária