Nacional

Brasil: Jornada de formação dedicada à «vida consagrada e à missão dos bispos»

Agência Ecclesia
...

Iniciativa da Arquidiocese do Rio de Janeiro está integrada na celebração do 50.º aniversário do Concílio Vaticano II

Rio de Janeiro, Brasil, 03 fev 2014 (Ecclesia) – A Arquidiocese do Rio de Janeiro, no Brasil, inicia hoje uma jornada de cinco dias de formação para os bispos integrada na celebração dos 50 anos do Concílio Vaticano II (1962-1965).

Numa declaração veiculada pela página da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, o arcebispo do Rio de Janeiro realça que o objetivo é “revisitar os documentos do Concílio para aprofundar alguns dos temas”.

Nos últimos anos, a Igreja Católica local tem apostado na discussão e debate dos textos conciliares, um projeto que na opinião de D. Orani Tempesta tem trazido “uma riqueza imensa” ao clero da região.

Em cima da mesa, até sexta-feira, vão estar temas como “a vida consagrada e a missão dos bispos”, refletidos a partir dos decretos “Ad Gentes”, sobre a atividade missionária da Igreja; “Perfectae Caritatis”, dedicado à renovação da Vida Religiosa; e “Christus Dominus”, que aborda o trabalho pastoral do episcopado.

Entre os oradores convidados para o evento, destacam-se as presenças do prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, D. Fernando Filoni, e do prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, D. João Braz de Aviz.

D. Fernando Filoni vai abordar o “perfil missionário na atualidade”, tendo em conta os novos desafios que estão a surgir, sobretudo ao nível da mudança dos terrenos habituais de missão.

“É importante notar que muitas novas comunidades enviam missionários para a Europa, que vive uma profunda crise de vocações”, realça D. Orani Tempesta, para quem “os padres diocesanos devem empenhar-se na abertura ao espírito missionário nos países que evangelizaram o Brasil no passado”.

O arcebispo do Rio de Janeiro chama também a atenção para a necessidade de missionários internos, sobretudo “nas grandes regiões da Amazónia, que precisam de evangelizadores e anunciadores da Palavra de Deus pelo autêntico testemunho de vida, levando os sacramentos e o encontro pessoal com Cristo”.

A jornada de formação para os bispos, no Centro de Estudos e Formação do Sumaré, segue uma tradição da Arquidiocese do Rio de Janeiro, iniciada em 1990.

Na altura, o projeto foi inaugurado pelo então cardeal Joseph Ratzinger (atual Papa emérito Bento XVI) que abordou o tema “O ministério Petrino no mundo atual”.

JCP



Brasil Concílio Vaticano II