Nacional

Brasil: Jovem de Lisboa almoçou com o Papa

Agência Ecclesia
...

Filipe Teixeira foi um dos 12 representantes dos participantes da Jornada Mundial da Juventudes escolhidos pela organização

Rio de Janeiro, Brasil, 26 jul 2013 (Ecclesia) - O português Filipe Teixeira foi um dos 12 jovens representantes dos cinco continentes e do Brasil que almoçou hoje com o Papa Francisco, no âmbito da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) do Rio de Janeiro.

Após a refeição, o jovem recordou as palavras que o Papa lhes dirigiu: “Foi impressionante escutar que esta é uma sociedade marcada por uma cultura economicista que se esquece de outros valores, valores como a vida humana, por exemplo, e aí temos um papel fundamental. Repetindo o que disse ontem (quinta-feira, ndr), a revolução tem de começar nos jovens, tem de começar em nós, temos de mudar este crescimento economicista e voltar a um crescimento de valores e de solidariedade”, disse à Rádio Renascença.

A iniciativa decorreu na residência oficial do arcebispo do Rio de Janeiro.

Filipe Teixeira está no Brasil desde novembro de 2012, como voluntário na organização da 28ª JMJ, que decorre entre terça-feira e domingo.

O português de 29 anos teve oportunidade de falar um pouco sobre a situação em Portugal, mas a maior parte da conversa foi sobre assuntos de interesse para todos os jovens: "Perguntou-se como discernir a vocação na vida, na Igreja".

"Ele deu respostas fantásticas. Através da oração, em que nos preocupemos com o amor ao próximo, não dizer só que temos um amor a Deus e fecharmo-nos nisso. Se não tivermos amor ao próximo algo está mal", relatou.

“Inicialmente para colocar a conversa houve algum período de adaptação, mas depois fomos conversando como entre amigos, com simplicidade, humildade, como se estivéssemos a escutar o nosso avô a dar ensinamentos”, conclui Filipe Teixeira.

O jovem da Paróquia de Camarate pertence ao Serviço da Juventude do Patriarcado de Lisboa e admitiu que “foi uma grande surpresa” ter sido escolhido pelo Comité Organizador Local para “fazer parte deste momento tão importante como é o almoço com o Papa”, em declara ao ‘Voz da Verdade’.

VV/RR/OC



Jornadas Mundiais da Juventude