Nacional

Brexit: Decisão do Reino Unido é «prova de fogo» para União Europeia, diz reitor do Santuário de Fátima

Agência Ecclesia
...
(Lusa)
(Lusa)

Padre Carlos Cabecinhas defende necessidade de «repensar» caminho seguido

Fátima, Santarém, 25 jun 2016 (Ecclesia) – O reitor do Santuário de Fátima disse hoje que a decisão do Reino Unido de sair da União Europeia representa uma “prova de fogo” que deve levar a “repensar” os “moldes” em que o projeto comunitário tem sido construído.

“Este caminho de unidade, de construção europeia, aparece, pelo menos em termos teóricos, como uma necessidade, um caminho correto, mas a decisão dos britânicos é uma prova de fogo para a própria Europa, para a construção europeia”, observou o padre Carlos Cabecinhas, em declarações à Agência ECCLESIA.

O responsável observou que o chamado ‘Brexit’ é uma decisão que tem de ser “respeitada como expressão de uma vontade popular, uma vontade soberana”.

“Por outro lado, é uma decisão que nos deixa alguma preocupação: no fundo, foi abrir uma caixa de pandora e nós não sabemos ainda que surpresas nos reserva esta decisão”, admite

A União Europeia, sublinha o padre Carlos Cabecinhas, tem “necessariamente de ser solidária” e responder “por valores cristãos, por valores fundamentais que estão na sua base” e configuram a “construção desta comunidade enorme de países”.

Os eleitores decidiram que o Reino Unido vai sair da União Europeia, depois de o 'Brexit' ter conquistado 51,9 por cento dos votos no referendo de quinta-feira, cuja taxa de participação foi de 72,2%.

O reitor do Santuário de Fátima apela à “tranquilidade possível” pelos futuros desenvolvimentos desta situação.

HM/OC



Fátima Europa