Na Biblioteca Municipal de Valença está patente a mostra fotográfica “Ultreia, o Caminho de Santiago”, até 15 de Dezembro.
A iniciativa é da Dirección Xeral do Património Cultural da Junta da Galiza.
Trata-se de uma colecção de cerca de 30 fotografias que remetem para vários pontos do traçado do Caminho Português para Santiago, desde Barcelos até Santiago de Compostela.
O conjunto das fotografias mostra as várias dimensões do caminho na sua natureza humana, patrimonial, fantástica e religiosa.
Fotografias a preto e branco mostram o caminho, a duas cores, em dimensões e perspectivas que, muitas vezes, escapam aos olhares dos peregrinos.
Em relação a Valença do Minho, há duas fotos: uma alusiva à pedra “este é o caminho de ponte” e outra ao cruzeiro com o bastão, ambas na freguesia de Fontoura.
A mostra é itinerante e está a percorrer os vários concelhos galegos e portugueses abrangidos pelo projecto Translatio II – Herança Cultural do Caminho Português.
A visita à exposição é livre e pode ser feita das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h30, de segunda a sábado.
O principal objectivo do projecto Translatio, uma iniciativa enquadrada no INTERREG IIIA, é promover o caminho português como um itinerário cultural da euroregião, recuperando e revitalizando em rede diversos elementos do património histórico, arquitectónico, etnográfico e cultural do Caminho para Santiago, assim como reforçar e valorizar a sua identidade, promovendo-a conjuntamente.