Caminho Português de Santiago: abertura de novos itinerários de peregrinação
A AEJ – Associação Espaço Jacobeus acaba de sinalizar mais dois tramos do Caminho Português de Santiago. Nomeadamente desde Guimarães a Braga e, desde S. Pedro de Rates a Castelo de Neiva.
A AEJ já tinha sinalizado o itinerário de Braga a Ponte de Lima, no ano de 2004, optando por um caminho misto entre a Via Romana e outro Medieval. Desde Ponte de Lima a Valença do Minho o Caminho está sinalizado desde 1995 e, de Tuy a Santiago de Compostela, desde 1993.
Com a abertura do Caminho desde Guimarães, ficam sinalizados os cerca de 215km que separam a cidade berço de Compostela.
Este Caminho segue por uma antiga Via Romana, cuja calçada – perfeitamente conservada - os peregrinos poderão observar na freguesia de Longos (Guimarães), em plena ascensão a Falperra. Aliás é para esta calçada romana que a AEJ pretende a atenção das autoridades locais. Esta Via está completamente abandonada e têm de ser limpa e preservada. Ao longo desta via a AEJ não procedeu a qualquer intervenção.
Em Guimarães, a primeira seta amarela está colocada frente a Estação dos CTT. Segue por Fermentões (Ponte Românica de Roldes), S. João da Ponte, Caldas das Taipas, Longos, Fraião e Cividade, chegando assim a Sé de Braga.
Nos próximos anos, a AEJ pretende sinalizar este itinerário desde do Peso da Régua. Neste momento já se encontra a investigar o Caminho desde Viseu a Chaves, passando por Lamego.
Com a sinalização desde S. Pedro de Rates até Castelo de Neiva ficou terminada a primeira fase da sinalização do Caminho da Costa. Este foi sinalizado desde Castelo de Neiva até Valença do Minho, em 2007 pela AACS Viana. Este Caminho, seguido pelo Príncipe Cosme de Medicis, no ano 1568, está agora sinalizado com as tradicionais e bem conhecidas setas amarelas.
Apenas está por concluir a sinalização na Vila de S. Pedro de Rates, sendo que esta se assume como um importante cruzamento para os peregrinos que, vindos do Porto, terão de optar por seguir para Barcelos ou para Esposende.
Fica por sinalizar uma via mais moderna, que seguirá pelo litoral desde do Porto, encontrando-se com esta via na freguesia de Fão.
AEJ – Gabinete de Imprensa
Santiago de Compostela