Portugal é o segundo país da Europa com o maior número de grávidas e mães adolescentes. Jovens que muitas vezes são abandonadas pela família e ficam em situação de risco. Até agora, em todo o Alentejo não existia uma única casa destinada a acolher estas mães e os seus bebés.
A Igreja Católica, através do Bispo da Diocese de Portalegre Castelo Branco e do empenho das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria resolveu pôr mãos à obra. E depois de muito trabalho e de anos à procura dos recursos necessários, as obras estão a começar.
O Projecto “A Vida Nasce” está crescer em Portalegre. Este ano a Renascença vai ajudar a Vida a Nascer: o resultado da Campanha de Natal será entregue à Diocese para que esta casa de acolhimento possa começar a funcionar.
A Casa de Acolhimento a Grávidas e Mães Adolescentes vai nascer na Quinta da Lage, uma antiga propriedade senhorial que já está na posse da Diocese, mas que por ora, permanece em ruínas.
O projecto de recuperação está pronto, aprovado e as obras estão quase a começar. entro de 18 meses é possível começar a receber as primeiras adolescentes grávidas.
D. José Alves, Bispo da Diocese de Portalegre/Castelo Branco, o Cónego Lúcio, a Irmã Maria Rosária Nunes e o advogado Pedro Paixão são parte importante da equipa que vai fazer nascer no Alentejo a primeira casa de Acolhimento a Grávidas e Mães Adolescentes em situação de risco.
Neste momento, pode depositar o seu donativo na Conta “Natal Renascença” da Caixa Geral de Depósitos, para ajudar o projecto “A Vida Nasce”. Pode ainda utilizar o Multibanco: escolha a opção Pagamento de Serviços e preencha os campos Entidade e Referência com o número 8.