Hoje, Domingo 9 de Novembro de 2003, pelas 15 horas, nas instalações da Associação Nova Fronteira, no Pinheiro Grande, terá lugar a entrega da primeira habitação, integralmente construída com os dinheiros recolhidos pela campanha a favor das vítimas dos incêndios “Renascença-Cáritas: Ajuda Portugal”.
Nos fogos de Agosto arderam, no concelho da Chamusca, 12 primeiras e únicas habitações, provocando o desalojamento dos seus habitantes. Agora, fazendo uso das verbas confiadas à Cáritas, António de Jesus Camilo e sua mulher, ambos com mais de 70 anos, voltarão a ter um tecto digno onde morar. A casa (um T1) foi construída no terreno do próprio e no mesmo local onde a anterior fora destruída pelo fogo. Totalmente financiada pelos fundos da Campanha “Renancença-Cáritas”, o custo da obra foi de € 48.478,22 e a sua construção obedeceu ao projecto fornecido pela Câmara Municipal da Chamusca, que acompanhou tecnicamente os trabalhos.
Numa altura em que se questiona a forma como são geridos os montantes recolhidos em resultado da solidariedade da população portuguesa, congratulamo-nos em honrar o compromisso de auxílio aos mais desfavorecidos, primeiro e último objectivo de toda a nossa acção. Assim, 90 dias passados sobre a data do flagelo, juntamos à eficácia da ajuda de emergência prestada (onde já foram gastos € 6564,08) o primeiro realojamento.
Convictos de podermos contar com a divulgação do V/ órgão de Comunicação Social, convidamos V. Exa. a assistir a este gesto simbólico de entrega das chaves, momento por certo muito significativo para todos os que sentiram de perto a tragédia do último Verão.
Dora Rosa
(Ass. Comunicação Cáritas Portuguesa)