Convocatória
Assinalando a publicação do Catecismo Social da Igreja Católica, e tendo em conta a necessidade da formação na Doutrina Social da Igreja, convocamos a Igreja Particular do Porto para um Congresso sobre esta temática, a efectuar na Casa Diocesana de Vilar, nos dias 9, 10 e 11 de Junho de 2006.
São órgão da realização desse Congresso:
Comissão Científica:
Prof. Arnaldo de Pinho, Presidente
Prof. Enrique M. Ureña, Universidade Autónoma de Madrid / Pontificia de Comillas;
Prof. Doutor Manuel Lopes Porto, Fac. de Direito da Universidade de Coimbra, representante em Portugal das Semanas Sociais;
Prof. Rafael Sanz de Diego, Universidade Pontificia de Comillas.
Comissão Executiva:
Prof. Arnaldo de Pinho; Prof. João Lopes Porto, Universidade do Porto; Prof. Alberto de Castro, Presidente da Comissão Diocesana Justiça e Paz, Universidade Católica;
P. Dr. António Augusto Azevedo, Capelão da UCP; Dr. Adão Moreira; Dr.ª Manuela Vieira; Dr.ª Maria da Graça Borges.
Já aderiram à iniciativa o Fórum Abel Varzim, a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre, a Caritas, o Secretariado Diocesano de Pastoral Social, a LOC e JOC, a Comissão Diocesana Justiça e Paz, o Centro de Estudos Franciscanos e outros movimentos.
O programa do Congresso será apresentado até 31 de Janeiro de 2006, a divulgação será feita até 1 de Maio com contactos pessoais com todas as vigararias e movimentos.
Pretende-se que este Congresso seja estritamente de formação e dê origem a uma formação nesta área com iniciativas periódicas.
A sede da organização será na Casa Diocesana de Vilar.
Porto, 8 de Dezembro de 2005
D. Armindo Lopes Coelho, Bispo do Porto