Nacional

Cavaco Silva elogia criação de oportunidades e voluntariado

José Carlos Patrício
...

Presidente da República encerrou festa de Natal da Comunidade Vida e Paz

O presidente da República, Cavaco Silva, sublinhou este Domingo que lutar contra a pobreza e exclusão social é sobretudo trabalhar para restituir a dignidade a quem mais precisa.

Este responsável falava durante a XXII Festa de Natal da Comunidade Vida e Paz (CVP), que decorreu em Lisboa, de 17 a 19 de Dezembro.

Cumprindo “uma tradição de todos os Natais”, o presidente da República conviveu mais de perto com uma instituição de solidariedade social, expressando “uma preocupação que o acompanha desde o início do seu mandato”, em 2006.

A pobreza, a exclusão, o envelhecimento, as vítimas de violência doméstica, as crianças em risco, os desempregados, os novos pobres, são causas que, para aquele responsável, “devem mobilizar todos os portugueses”.

O caminho “faz-se sobretudo pela criação de oportunidades, para a reinserção social daqueles que se encontram em situação de exclusão, restituir-lhes autonomia, uma certa dignidade que eles consideravam perdida” defende Cavaco Silva.

Olhando para a CVP como “um excelente exemplo” de dedicação aos outros, o presidente da República aproveitou a ocasião para elogiar o trabalho de todos aqueles que dedicam o seu tempo, de forma gratuita, aos mais desfavorecidos.

“Nós podemos imaginar o que seria a situação social de Portugal sem o trabalho generoso, sem a dedicação destes voluntários que vocês conhecem tão bem” sublinhou Cavaco Silva, acrescentado que “são estes voluntários da CVP que todos os dias trabalham para vos dar a coragem da esperança, para poderem mudar de vida”.

A Comunidade Vida e Paz, Instituição articular de Solidariedade Social (IPSS) tutelada pelo Patriarcado de Lisboa, tem como missão “apoiar as pessoas sem-abrigo de Lisboa com o objectivo de as reabilitar e reinserir como cidadãos participativos na sociedade”.

Durante a Festa de Natal deste a, a CVP distribuiu cerca de 4500 refeições quentes e mais de 5000 ceias. Ao todo participaram nas comemorações perto de 2500 convidados e 1100 voluntários.

As em declarações de Cavaco Silva estão disponíveis, em vídeo, no site oficial da Presidência da República Portuguesa.



Solidariedade