Centenário: Papa agradeceu trabalho inclusivo do Instituto Politécnico de Leiria
Francisco enviou também bênção a equipa de intérpretes de LÃngua Gestual Portuguesa do santuário
Leiria, 27 out 2017 (Ecclesia) – O Papa Francisco realçou o trabalho inclusivo realizado para o centenário das Aparições de Fátima pelo Centro de Recursos para a Inclusão Digital, do Instituto Politécnico de Leiria (CRID/IPLeiria).
Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o CRID/IPLeiria informa que o pontífice argentino deseja as maiores felicidades à equipa e à comunidade académica do politécnico “a fim de cooperarem sempre com espírito fraterno para o maior bem de todos os homens”, na carta assinada pelo assessor, monsenhor Paolo Borgia.
Um folheto informativo destinado a peregrinos portadores de deficiência visual e intelectual, ou com baixa literacia foi o trabalho desenvolvido pelo Centro de Recursos para a Inclusão Digital para o Santuário de Fátima e que foi utilizado durante a visita do Papa Francisco, nos dias 12 e 13 de maio.
O Itinerário Jubilar inclusivo, com duas versões, braille com imagens em relevo e em sistema pictográfico tornou o santuário da Cova da Iria “o primeiro do Mundo com oferta para estes públicos”.
"O CRID existe para trabalhar em prol de uma sociedade mais igualitária e inclusiva, e neste evento espiritual e religioso que leva a Fátima milhões de pessoas de todo o mundo, fazia todo o sentido torná-lo num momento acessível a todos”, explicou na altura a coordenadora do centro, Célia Sousa, a que foi endereçada a mensagem do Papa.
O Centro de Recursos para a Inclusão Digital colaborou também no Centenário das Aparições em Fátima com um intérprete de Língua Gestual Portuguesa que interpretou diversas missas no santuário mariano e com o Mural de Testemunhos ‘Fátima e Eu’, que reúne “memórias e experiências” da vivência de Fátima.
O Santuário de Fátima, no seu sítio online, informa também que a sua equipa de intérpretes de Língua Gestual Portuguesa recebeu uma Bênção Apostólica do Papa Francisco.
“A quantos estais unidos comigo, aqui ou em qualquer lugar, que vos tenho a todos no coração. Sinto que Jesus vos confiou a mim; Sinto que Jesus vos confiou a mim e, a todos, abraço e confio a Jesus, principalmente os que mais precisarem, como Nossa Senhora dos ensinou a rezar”, lê-se na mensagem enviada em nome do pontífice, divulgou o santuário.
De recordar que o Santuário de Fátima proporcionou, pela primeira vez, a interpretação das principais celebrações da peregrinação em Língua Gestual Portuguesa, em maio deste ano, mas desde maio de 2013 que a Eucaristia dominical das 15h00, na Basílica da Santíssima Trindade, tem interpretação.
CB
Fátima Pessoa com deficiência