Cinema católico em destaque no Fórum Municipal de Almada
De 2 a 5 de Dezembro, o Fórum Municipal Romeu Correia, em Almada, promove um Ciclo de Cinema Católico.
Seguindo o exemplo de outras iniciativas do género, como o Religion Today Filmfestival, com sede em Trento, na Itália, o objectivo é ir ao encontro do público e mostrar-lhe a perspectiva cristã de ver o mundo.
De acordo com o semanário Notícias de Setúbal, a grande novidade do certame português é a vinda ao nosso país de Liana Marabini, que vai apresentar o seu novo filme «Mendel, o jardineiro de Deus».
Esta realizadora italiana é também a actual directora do festival Mirabile Dictu, evento internacional de cinema cristão, que se realiza em Roma, e que é patrocinado pela Santa Sé.
O Ciclo de Cinema Católico de Almada tem entrada gratuita – todos os filmes que compõem o cartaz são legendados em português. As sessões começam às 21 horas, no Fórum Municipal Romeu Correia, e sendo seguidas de um comentário feito por alguns especialistas convidados.
Programa:
2/12, Quinta-feira: A Ilha, de Pavel Lounguine, comentado pela Profª Maria do Rosário Lupi Bello, da Universidade Aberta.
3/12, Sexta-feira: Deus tem necessidade dos homens, de Jean Delannoy, comentado pelo padre Rodrigo Mendes, Vice-reitor do Seminário de Almada.
4/12, Sábado: Mendel, o Jardineiro de Deus, de Liana Marabini, comentado por Liana Marabini e pelo Prof João Aires de Sousa, da Faculdade de Ciências e Tecnologia, da Universidade Nova de Lisboa.
5/12, Domingo: O Nono Dia, de Volker Schlöndorff, comentado pelo Prof. Orlindo Gouveia Pereira, Psiquiatra.
Cinema