Cristo continua a chamar-nos, para darmos testemunho d’ Ele
A participação de um maior número de jovens marcou a diferença naquela que foi a 75.ª peregrinação da Diocese de Leiria-Fátima ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima.
Participaram na Eucaristia da manhã de ontem, celebrada do altar do Recinto de Oração, cinquenta mil pessoas, das quais onze mil comungaram. Presidiu à celebração D. Serafim Ferreira e Silva, Bispo da Diocese de Leiria-Fátima, tendo concelebrado 75 sacerdotes, na maioria da diocese, e D. Américo Henriques, Bispo Emérito de Nova Lisboa (Angola).
Na procissão com a Imagem de Nossa Senhora de Fátima da Capelinha das Aparições até ao altar do Recinto, antes do início da Missa, e no percurso inverso, no final da mesma, os vários grupos paroquiais e diocesanos levantaram os seus estandartes, a demonstrar a participação de toda a Diocese de Leiria-Fátima nesta peregrinação. “Através da peregrinação realizamos a nossa caminhada interior até Deus, que é fonte de misericórdia. E Ele mesmo nos acompanha, para nos guardar e amparar, como lembra o Papa Bento XVI na mensagem para a Quaresma”, referia o Vigário Geral da Diocese de Leiria-Fátima, no guião das celebrações da 75.ª peregrinação ao Santuário da Cova da Iria.
Durante a homilia, D. Serafim afirmou que Cristo continua a chamar, porque precisa que os Cristãos dêem testemunho d’ Ele aos agnósticos, aos não praticantes e aos ateus.
Dirigindo-se em especial aos jovens, o prelado pediu-lhes que se comprometam a testemunhar Cristo “na vida, na discoteca, na escola e no trabalho”.
Durante a Eucaristia foram sublinhadas por diversas vezes as palavras de Sua Santidade o Papa Bento XVI na Mensagem para a Quaresma, com destaque para o apelo do Santo Padre para as atitudes de compaixão e perdão.