Comissão Diocesana de Cultura publica nova edição da revista «Igreja Aveirense»
A Comissão da Cultura da diocese de Aveiro lançou recentemente o primeiro número de 2010 da revista semestral “Igreja Aveirense”, publicação que entrou no 6.º ano.
O volume, referente ao período de Janeiro a Junho, transcreve as intervenções do bispo de Aveiro, D. António Francisco dos Santos, do bispo emérito, D. António Marcelino, e de outros membros da Igreja diocesana, além de noticiar as actividades dos departamentos, paróquias, movimentos e congregações religiosas.
Os 13 capítulos desta edição, distribuídos por 262 páginas, incluem recensões, efemérides e evocações de pessoas marcantes na história da diocese, que nos primeiros seis meses deste ano atravessou a segunda de cinco etapas do seu Plano Pastoral (2008-2013), dedicada ao tema “A Igreja Diocesana educadora da fé é fundamento da Esperança”.
No texto de apresentação, sublinha-se que «o serviço prestado pela Igreja» revela-se hoje «particularmente necessário por se verificar um ‘certo eclipse de Deus’ na sociedade e nas suas múltiplas áreas de vida, e uma antropologia redutora e desvirtuada».
A introdução assinala que está «a emergir uma nova cultura, especialmente no campo educativo», ao mesmo tempo que cresce «o mundo da indiferença, do ceticismo e relativismo que reclama ‘uma nova evangelização’».
Segundo a Comissão Diocesana da Cultura, é «urgente revitalizar a fé de cristãs e respetivas comunidades e movimentos», fazendo «surgir um rosto da Igreja mais próxima e solidária da humanidade ao estilo do que é preconizado pelo [Concílio] Vaticano II» (1962-1965).
A redacção da “Igreja Aveirense”, dirigida por Georgino Rocha, é composta por Carlos Alberto Lourenço Nunes, Fernando Martins e Maria Helena Pinho e Melo.
SNPC
Diocese de Aveiro