Nacional

Concertação social: Arcebispo de Braga diz que acordo é bem-vindo

Agência Ecclesia
...

Presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana espera que Portugal aumente «capacidade produtiva»

Lisboa, 18 jan 2012 (Ecclesia) - O presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana, D. Jorge Ortiga, disse hoje que o acordo de concertação social será bem-vindo se aumentar a produtividade e o emprego.

“Se isto vem trazer mais trabalho, perante o flagelo do desemprego, e se vem fazer com que Portugal possa ter uma capacidade produtiva, no sentido de melhorar o nosso tecido económico, para proporcionar a melhor qualidade de vida para todos os portugueses, eu creio sem dúvida nenhuma que é um acordo bem-vindo, apenas faço votos para que produza esses efeitos desejados, para bem de todos”, referiu, em declarações à RR.

O arcebispo de Braga falava após a assinatura do ‘Compromisso para o Crescimento, Competitividade e Emprego’, firmado hoje entre o Governo e os parceiros sociais, exceto a CGTP-IN.

“Vivemos num período em que a convergência de vontades se impõe no espectro de ‘em comum lutarmos’, procurando o melhor para todos”, afirmou o prelado.

Para este responsável, o trabalho “é o caminho certo e seguro para alcançar alguns resultados”.

O presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social recorda particularmente “quem não tem trabalho e quem poderá porventura ficar sem trabalho”.

Na assinatura do acordo, o primeiro-ministro Pedro Passos Coelho declarou que o documento “combina a proteção do trabalho com a flexibilidade necessária para atender às mudanças económicas e tecnológicas”.

RR/OC



Pastoral Social