Nacional

Cultura: Morreu pintor Júlio Resende

Agência Ecclesia
...

Obra do artista do Porto incluiu várias incursões pela arte sacra. Funeral vai ser ser presidido por bispo auxiliar dessa diocese

Lisboa, 21 set 2011 (Ecclesia) – O pintor Júlio Resende morreu hoje em sua casa, no Lugar do Desenho, em Valbom, Gondomar, aos 93 anos de idade.

O Secretariado Nacional Bens Culturais da Igreja (SNBCI) assinala o óbito, na sua página na rede social Facebook, sublinhando que  da “vasta e significativa obra” do “Mestre Júlio Resende” constam “diversas incursões na arte sacra, de que é exemplo o vitral do Bom Pastor (1987), do Santuário de Fátima”.

O pintor, nascido no Porto, em 23 de outubro de 1917, colaborou ainda, como decorador, na igreja da Senhora da Boavista, da diocese portuense, inaugurada em 1981.

O secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas, exprimiu o seu “profundo pesar” pelo falecimento.

“Júlio Resende era uma personalidade de inquestionável valor artístico, ético e humano. Representou Portugal no mundo inteiro partilhando com os outros o valor das suas obras em todas as principais Bienais de Artes Plásticas”, afirma, em comunicado enviado à agência Lusa.

O presidente da República enviou uma mensagem de condolências à família do pintor Júlio Resende, “grande mestre da arte portuguesa do último século”.

“A sua obra está espalhada pelas principais colecções de arte nacionais e internacionais, mas está também presente no quotidiano dos portugueses através de importantes obras de arte pública, de que é exemplo o painel de azulejos ‘Ribeira Negra’, no Porto, ou a estação do metropolitano do Jardim Zoológico, em Lisboa”, indica Aníbal Cavaco Silva.

Resende foi distinguido com vários prémios, em Portugal e no estrangeiro, tendo recebido em 1997 a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique.

O funeral realiza-se esta quinta-feira, na igreja paroquial de Valbom, às 16h00, sob a presidência de D. João Lavrador, bispo auxiliar do Porto.

OC



Igreja/Cultura