D. António Carrilho elogia trabalho dos Carmelitas
O Bispo do Funchal, D. António Carrilho, manifestou ontem o seu “apreço e reconhecimento pelo trabalho dos Carmelitas na nossa Diocese”, ao receber o Vigário-Geral da Congregação fundada por Santa Teresa de Jesus.
Frei Emílio Martínez veio em “visita fraterna” à Madeira, a primeira desde que foi eleito membro do Governo Geral da Ordem, em Abril do ano passado, em Fátima, ficando ainda encarregado de acompanhar as Províncias dos Carmelitas Descalços em Espanha, Portugal e Itália.
Na audiência com o Bispo do Funchal foram abordados aspectos do apostolado carmelita no âmbito da conjuntura mundial, em particular na Península Ibérica, com destaque para a pastoral vocacional e outros temas.
Na Madeira, o trabalho dos Carmelitas é reconhecido. A comunidade, actualmente com três sacerdotes, tem a seu cargo a igreja do Carmo e “está sempre disponível a acolher, a atender as pessoas no Sacramento da reconciliação e a dinamizar vários sectores da pastoral, como a Catequese”, salientou D. António Carrilho em declarações ao “Jornal da Madeira”.
O facto da comunidade carmelita se situar numa “zona histórica”, no “coração da cidade”, destaca-se também “pelo serviço que presta à mobilidade, à circulação de pessoas - trabalhadores, emigrantes, estudantes ou turistas que vêm rezar ao Carmo”.
O apostolado neste espaço urbano, “onde se incluem ainda as igrejas da Sé, Colégio e São Pedro, merece todo o nosso apreço”, disse o Bispo do Funchal. “Dou a graças a Deus por esta actividade que se vai realizando neste contexto comum, em geral”.
Após o encontro no Paço Episcopal, o Vigário-Geral dos Carmelitas Descalços reuniu-se com a Ordem Secular e colaboradores, a quem deu a conhecer as vocações apostólicas do carisma teresiano e a preparação do V centenário do nascimento de Santa Teresa de Jesus, que terá lugar em 2015.
Diocese do Funchal Carmelitas