A culminar mais um ano de caminhada cristã, onde o tema da Vocação proposto no Plano Pastoral Diocesano esteve bem presente, a paróquia e freguesia dos Milagres celebram, este domingo, o Dia da União.
De facto, em dia de aniversário, os Milagres vão-se congregar-se no Parque de Merendas do Ravasco para um dia de celebração da gratidão e do compromisso de cada um na construção da comunidade.
A celebração dos 257 anos dos Milagres – a paróquia e freguesia foi fundada em 24 de Junho de 1750 – começa logo pela manhã, às 10.30 horas, para a preparação da missa de acção de graças que decorrerá, na floresta, às 11 horas. Nela tomarão parte todas as forças vivas da paróquia: catequese, movimentos, associações e instituições de caris cultural ou desportivo.
Ao longo do ano, fez-se a “sementeira vocacional”. Cada ano da catequese cuidou bem da semente. Agora irão ser apresentados dezenas de vasos com plantas, flores e frutos. Assim, cada cristão, como os setenta e dois discípulos, fruto dum chamamento, vai deixar-se enviar em resposta ao Senhor.
Este Dia da União foi preparado pela Paróquia e pela Junta de Freguesia dos Milagres. Pretende congregar toda a família milagrense.
Depois da missa, ainda antes do grande piquenique de toda a freguesia, é apresentado um livro escrito pelo P. Lacerda, em 1913, agora reeditado pelo Santuário. Conta a fundação do monumento e as origens dos Milagres.
A tarde será animada com actividades para as crianças e convívio para os adultos. Haverá porcos no espeto e a actuação de uma banda musical.
Às 18 horas, serão entregues os troféus do Torneio Inter-lugares em futebol promovido pela Junta de Freguesia.