Iniciativas no Santuário e Museu de Arte Sacra de Fátima
Por um dia, não foi Maria a figura central do Santuário da Cova da Iria, antes os seus pais. No dia litúrgico de S. Joaquim e Stª Ana, diferentes iniciativas quiseram focar atenções no papel dos avós, os de Jesus e os dos dias de hoje.
O Sr. Godinho, com o seu neto, foi um dos que marcou presença nesta iniciativa do Santuário de Fátima. Ela vem crescendo, em número de avós e netos. Residente em Santarém, é o segundo ano que João Godinho participa. Tem 4 netos. Um deles, Paulo Miguel, 7 anos, erguia os olhos para o avó enquanto referia o bom exemplo que vê no seu avô. “Temos a experiência da vida, somos um instrumento na educação”, referia à ECCLESIA.
A Peregrinação dos avós começou na véspera da memória litúrgica dos avós de Jesus.
O Pe. Manuel Antunes, Capelão do Santuário, fez uma conferência para avós e netos. Depois, foi sobretudo a aproximação à Mensagem de Fátima que aconteceu nesta Peregrinação: adoração, filme sobre as aparições e a Eucaristia presidida pelo Reitor do Santuário marcaram dois dias de peregrinação
No Museu de Arte Sacra e Etnologia de Fátima, dos Missionários da Consolata, foi o teatro a metodologia escolhida para dar a conhecer S. Joaquim e Stª Ana, por um lado, e provocar o interesse pelo contacto com a arte e com os museus.
À entrada, via-se um guia diferente: uma actriz representava S. Joaquim. Convidava avós e netos a entrar e a visitar o museu. As muitas peças de arte sobre do Presépio serviam para bem explicar quem era Joaquim e Ana e o contexto em que tiveram sua filha Maria, Mãe de Jesus. A dada altura, aparecia Stª Ana. O casal era agora o guia. O percurso do museu permitia um contacto com a vida de Jesus, sua paixão e ressurreição. A S. Joaquim e Santa Ana juntavam-se ainda dois netos que, como todos, pediam histórias a quem é mais velho.
Nos dias 25 e 26, foi desta forma que se visitou este Museu de Arte Sacra. Sobretudo na segunda-feira, dia de S. Joaquim e Santa Ana, muitos lares levaram os seus idosos, com os netos, a este museu. Após a visita, um pequeno pátio continuava ainda a interactividade de uma visita, proporcionada por jogos, actividades e lembranças do Dia Internacional dos Avós.