O Santuário de Nossa Senhora de Fátima em Namaacha, na diocese de Maputo, em Moçambique, celebra este ano sessenta anos. A partir de Portugal, o Bispo da Diocese de Leiria-Fátima e o Reitor do Santuário de Fátima endereçaram as felicitações por tão importante data.
D. Serafim Ferreira e Silva, Bispo da Diocese de Leiria-Fátima, enviou uma saudação ao Arcebispo de Maputo, ao pároco e à comunidade de Namaacha: “Diante da imagem da Senhora mais Brilhante que o Sol, na Capelinha das Aparições, Fátima, rezo por todos vós. Peço-Lhe uma bênção especial para as crianças e os idosos, sobretudo que dê mais coragem a quantos sofreram os horrores da guerra”.
Dirigindo-se aos “queridos cristãos de Moçambique”, D. Serafim escreveu: “Sois um grande povo que sofreu a guerra e conquistou a paz. Sei que tendes alguns problemas, mas também sei que tendes grandes valores e muita Esperança”.
A mensagem do Bispo da Diocese de Leiria-Fátima terminou com uma oração à “Mãe da reconciliação e da Paz, para que vos ajude na caminhada democrática e cultural”.
Também o Santuário de Nossa Senhora de Fátima em Portugal, na pessoa do Reitor, Padre Luciano Guerra, felicitou aquele Santuário em África.
Em carta dirigida ao Padre Edwin Weinmann, Reitor do Santuário de Namaacha, o Padre Luciano Guerra, uniu-se “de todo o coração” às comemorações e fez votos para que elas marquem um novo princípio, “se possível ainda mais espiritual e pujante, na frequência e no fervor dos vossos peregrinos”.
“De facto, os milhares de lugares de culto de Nossa Senhora de Fátima que existem já no mundo inteiro, outra coisas não querem que não seja acolher e difundir a mensagem que nos foi transmitida pela Mãe do Senhor pelo Anjo da paz, nesta Serra de Aire, em Portugal”, escreveu Monsenhor Luciano Guerra.
A mensagem de Fátima, escreveu o Reitor é “possivelmente a mais rica de quantas até hoje foram transmitidas em revelações particulares à Igreja Católica, e o seu conteúdo percorre praticamente todos os mistérios da nossa fé cristã. Além disso, pela sua referência clara aos acontecimentos recentes, a mensagem de Fátima é uma afirmação vigorosa e serena da providência de Deus, Criador e Salvador, sobre este mundo dos homens, que é o nosso”.
A mensagem terminou com a invocação da bênção de Nossa Senhora, “para que vos faça sentir no santuário de Namaacha o que nós sentimos em Fátima”.
Erigido por ocasião do 25.º aniversário das Aparições de Fátima, o Santuário de Nossa Senhora de Fátima em Namaacha foi inaugurado oficialmente por D. Manuel Cerejeira a 29 de Agosto de 1944, que dias antes tinham presidido também à sagração da Catedral de Lourenço Marques.
Os festejos comemorativos dos sessenta anos do Santuário, organizados pela Diocese de Maputo, têm início este mês de Maio e terminam em Agosto.
O grande momento acontecerá nos dias 15 e 16 de Maio. Esperando-se a presença de mais de cem mil peregrinos naquele santuário de Nossa Senhora de Fátima, as celebrações serão presididas pelo Arcebispo de Maputo, D. Francisco Chimoio, e vão contar com a presença do Núncio Apostólico e de outros bispos de Moçambique.